Eleições 2022

Eduardo Leite anuncia renúncia ao governo do Rio Grande do Sul

Político do PSDB foi eleito em 2018. Apesar de derrota nas prévias presidenciais do partido, Leite é cotado para concorrer ao Palácio do Planalto. Vice-governador Ranolfo Vieira Jr. assumirá o cargo.

Eduardo Leite anuncia renúncia ao governo do Rio Grande do Sul

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). — Foto:Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse, nesta segunda-feira (28), que renunciará ao cargo e que permanecerá no partido. A data, seis meses antes das eleições, é o prazo estabelecido pela legislação eleitoral para que um político deixe um posto no Executivo a fim de concorrer a outro cargo, além da reeleição.

“Eu não estou saindo, eu estou me apresentando”, disse.

Assim, o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), assumirá o Palácio Piratini. A transferência do cargo deve ocorrer no dia quinta-feira (31). 

A última vez que um governador do RS renunciou ao cargo para concorrer a outro posto foi em 1990, quando Pedro Simon (MDB) ingressou na disputa por uma vaga no Senado. O vice Sinval Guazzelli (MDB) assumiu o Palácio Piratini na época.

Cenário eleitoral

Apesar de ter sido derrotado nas prévias do PSDB à Presidência da República, o governador segue cotado para disputar o cargo. Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (23), Eduardo Leite aparece com 1% das intenções de voto no cenário sem o governador de São Paulo, João Doria.

Sem mencionar Leite, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta segunda que as prévias do partido devem ser respeitadas.

Entre fevereiro e março deste ano, Leite foi cortejado pelo PSD. As colunas de Julia Duailibi, Natuza Nery e Andréia Sadi, no g1, trataram da possibilidade de o governador deixar o PSDB. No entanto, no domingo (27), o gaúcho comunicou o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que não ingressaria na legenda.

O comentarista Gerson Camarotti noticiou que, a líderes tucanos, Eduardo Leite deixou claro seu desejo de se candidatar à Presidência da República. O blog de Ana Flor antecipou a informação de que integrantes do PSDB enviaram uma carta ao governador, para que permanecesse no partido. O gaúcho se disse “sensibilizado” com o movimento.

Ranolfo Vieira Júnior assume o governo podendo ser o indicado de Leite para representar seu projeto político nas eleições estaduais.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), que foi vice e sucessora de Eduardo Leite no município, também é cotada. Contudo, ela negou, nesta segunda, o interesse em concorrer. “Agradeço aos líderes do meu partido e da sociedade que cogitaram meu nome para disputar o governo do estado, mas decidi completar meu mandato, meu trabalho e minha missão”, disse.

Perfis

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite tem 37 anos e é natural de Pelotas, no Sul do RS.

O político foi eleito vereador de Pelotas em 2008. Quatro anos depois, Leite foi eleito prefeito da cidade, com 57% dos votos válidos no segundo turno.

O então prefeito não concorreu à reeleição em 2016, voltando à cena política em 2018, quando anunciou sua candidatura ao governo do estado. Após receber quase 36% dos votos no primeiro turno, Leite venceu o governador José Ivo Sartori (MDB) no segundo turno, com quase 54%.

Mesmo tendo declarado voto em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Eduardo Leite passou a criticar o presidente, sobretudo durante a pandemia.

“Foi um erro colocar Bolsonaro no poder. Está cada vez mais claro que é um erro mantê-lo lá”, escreveu em setembro de 2021.

Meses antes, em julho, Leite falou publicamente sobre sua homossexualidade pela primeira vez. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, o governador afirmou sofrer ataques e piadas de adversários por sua orientação sexual, mas disse que não tinha nada a esconder.

“Eu sou gay. E sou um governador gay, não sou um gay governador”, disse a Bial.

Diante da repercussão, Leite usou as redes sociais para agradecer as manifestações de apoio que recebeu. No Ano Novo de 2022, o governador postou seu primeiro registro ao lado do namorado, o médico Thalis Bolzan.

Já Ranolfo Vieira Júnior, de 55 anos, é natural de Esteio, na Região Metropolitana. O futuro governador do estado foi delegado antes de ingressar na política. Entre 2011 e 2014, o agente comandou a Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Após deixar a chefia de polícia, Ranolfo concorreu a deputado estadual pelo PTB, mas não foi eleito. Foi Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, também na Região Metropolitana, antes de compor chapa com Eduardo Leite em 2018.

Após a posse, Ranolfo Vieira Júnior passou a comandar a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Depois de falas de teor homofóbico do então presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, direcionadas a Eduardo Leite, o vice-governador deixou o partido e ingressou no PSDB.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices