Eleições

Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro estão empatados em São Paulo

Esta é a menor diferença entre os dois desde março, quando Lula tinha 39% e Bolsonaro, 25%, uma distância de 14 pontos que foi reduzida a apenas dois.

Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro estão empatados em São Paulo

O ex-presidente Lula (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). — Foto:Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), estão em situação de empate técnico na preferência dos eleitores de São Paulo. De acordo com nova pesquisa Genial/Quaest no estado, o petista manteve os 37%, e o atual presidente oscilou positivamente de 32% para 35% entre os paulistas entre julho e agosto. Esta é a menor diferença entre os dois desde março, quando Lula tinha 39% e Bolsonaro, 25%, uma distância de 14 pontos que foi reduzida a apenas dois.

A soma das intenções de votos nos demais candidatos à Presidência é hoje de 13%, segundo a Genial/Quaest. Trata-se de oscilação no limite da margem de erro em relação ao percentual do início de julho, que foi de 17%.

No segundo turno, Lula e Bolsoanro também estão empatados, mas no limite da margem de erro: o petista de 44% e o presidente, 40%. Em março, esse placar era 48% a 31% a favor de Lula. No mês passado, 46% a 37%. Os dados, tanto das sondagens sobre os dois turnos deixam claro o fortalecimento de Bolsonaro no estado de São Paulo.

Outros presidenciáveis mantiveram estabilidade, com Ciro Gomes (PDT, 7%) e Simone Tebet (MDB, 3%). Os demais não passam de 1%. Brancos e nulos ou pessoas que não pretendem votar são 9%, e indecisos, 6%.

Na pesquisa espontânea, o número de indecisos oscilou negativamente de 44% para 41%. Bolsonaro e Lula, que estavam empatados com 25% em julho, agora têm uma distância numérica de um ponto a favor de Lula (27% a 26%). Os números melhores de Bolsonaro, portanto, aparecem quando os eleitores precisam escolher a partir de um cardápio apresentado pelo entrevistador, na chamada pesquisa estimulada.

Entre quem recebe o Auxílio Brasil (mesmo antes do pagamento turbinado de R% 600 que começou nesta terça-feira), Bolsonaro saltou de 20% para 29% em um mês, enquanto Lula oscilou negativamente de 54% a 51%.

O apoio de a Lula também tem tendência de queda no limite da margem de erro entre jovens de 16 a 24 anos (de 47% para 43% em um mês), com Bolsonaro oscilando positivamente de 20% para 22% nesse público, após tentar fazer acenos usando argumentos como a tecnologia 5G para jogar videogames. Entre os com 60 anos ou mais, Bolsonaro subiu sete pontos percentuais e Lula caiu sete. O presidente agora tem 38% entre os mais velhos de São Paulo e Lula, 35%. Em julho, o placar era favorável a Lula: 42% a 31%.

Entre os evangélicos, Bolsonaro também avançou em um mês, pulando de 42% para 48% em São Paulo. Lula teve variação numérica negativa de 27% para 26%. Já entre os católicos, o petista teve oscilação positiva de três pontos e agora chega a 42% contra 30% de Bolsonaro, que variou um ponto de julho para agosto dentro da margem de erro.

Bolsonaro avançou significativamente na parcela da população com menor renda no. Entre os que ganham até dois salários mínimos, são 28% os que pretendem votar no atual presidente, contra 45% que dizem preferir Lula. Essa distância que hoje está em 17 pontos percentuais era de 26 há um mês.

No recorte por sexo, Bolsonaro registrou tendência de alta e está à frente de Lula entre os homens (40% a 34%). A distância entre o atual presidente e o petista caiu entre as mulheres no estado, mas dentro da margem de erro: são 30% as eleitoras paulistas que apoiam a reeleição de Bolsonaro, contra 40% que querem a volta de Lula ao Palácio do Planalto. Há um mês, o placar entre as eleitoras de São Paulo era de 39% a 28% para o petista.

A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais entre os dias 5 e 8 de agosto e ainda não capta os efeitos dos novos pagamentos do Auxílio Brasil turbinado, no valor de R$ 600, que começaram a ser feitos na terça-feira. Contratada pelo banco Genial, a Quaest entrevistou 2 mil pessoas. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-07655/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

2

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

3

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

4

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices

5

Eleições

Cenatel de João Pessoa passa a atender eleitores no Espaço Cultural