Nesta sexta

Juiz suspende divulgação de pesquisa para Prefeitura de João Pessoa

O juiz entendeu que é plausível a falta de isenção da empresa contratante, uma vez que a proprietária é assessora parlamentar do candidato Ruy Carneiro.

Juiz suspende divulgação de pesquisa para Prefeitura de João Pessoa

Divulgação de pesquisa foi suspensa — Foto:Reprodução

O juiz eleitoral José Geraldo Pontes determinou a suspensão da publicação de pesquisa eleitoral contratada em João Pessoa, que seria divulgada nesta sexta-feira (6). O descumprimento implica em multa de R$ 53.205,00.

A pesquisa havia sido contrata pela empresa .EDU PRODUÇÃO E EDIÇÃO LTDA/.EDU e seria realizada pela empresa Gustavo Roque Tenório/RESENHA +. A candidata a prefeita de João Pessoa, Edilma Freire, acionou a Justiça Eleitoral para impedir a divulgação da pesquisa.

No pedido, a candidata afirma que a empresa contratada para realizar a pesquisa só realizou esse tipo de trabalho uma vez, no município de Pedras de Fogo, e, na ocasião, a pesquisa foi barrada pela Justiça Eleitoral.

O pedido também aponta que a empresa contratante pertence a Rahyara Lima Maia e Rayanne Lima Maia, esposa e cunhada do radialista Fabiano Gomes, respectivamente. Informa, ainda, que Rayanne Lima Maia é assessora do candidato a prefeito Ruy Carneiro.

O juiz entendeu que é plausível a falta de isenção da empresa contratante, uma vez que a proprietária é assessora parlamentar do candidato Ruy Carneiro. ”A divulgação de uma  pesquisa duvidosa no pleito que se avizinha pelo interesse político de uma empresa contratante cuja proprietária tem vinculo remuneratório com um candidato a prefeito pode  alterar a consciência do eleitor e ferir o princípio da paridade de armas no pleito eleitoral municipal”, escreveu o juiz na decisão.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Walber Virgolino rebate Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”

2

Eleições

Felipe Leitão defende que João Azevêdo não seja candidato ao Senado em 2026 e permaneça no governo: “mais seguro”

3

Eleições

Humilhado e esquecido por Bolsonaro, pastor Sérgio Queiroz fará pronunciamento hoje à noite

4

Eleições

Chapa que concorre na eleição da UFPB tem perfil desativado no instagram, após tentativa de invasão

5

Eleições

Justiça Eleitoral da Paraíba faz chamamento para eleitorado não deixar regularização do título para última hora