Transparência

Juízes da Paraíba agendam cerimônias com emissão de zerésima para atestar que urnas estão zeradas em votos para as Eleições 2022

Zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Relatório mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa.

Juízes da Paraíba agendam cerimônias com emissão de zerésima para atestar que urnas estão zeradas em votos para as Eleições 2022

Na Paraíba, de acordo com editais publicados no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-PB, cinco juízes já agendaram as cerimônias em suas zonas eleitorais: duas em Patos, uma em Santa Luzia, uma em Soledade e mais uma em Conceição. — Foto:Walla Santos/ClickPB/Arquivo

Juízes de cinco zonas eleitorais na Paraíba já definiram o horário, data e local da cerimônia de liberação das funcionalidades relativas ao gerenciamento de totalização de votos no Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT). É nessa cerimônia que é emitida a zerésima, que, de acordo com informação disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa.

Ainda segundo o TSE, o documento contém toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”. Após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

Na Paraíba, conforme apurou o ClickPB, de acordo com editais publicados no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-PB, que será publicada na segunda-feira (26), mas já foi disponibilizada hoje (23), cinco juízes já agendaram as cerimônias em suas zonas eleitorais: duas em Patos, uma em Santa Luzia, uma em Soledade e mais uma em Conceição.

Confira as cerimônias já agendadas

Santa Luzia

O juiz da 26ª Zona Eleitoral, Rossini Amorim Bastos, agendou a oficialização do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) que acontecerá na sede do Fórum da 26ª Zona Eleitoral, às 15h do dia 01 de outubro de 2022, no sábado de véspera do primeiro turno, marcado para o domingo (2).

Soledade

A juíza da 23ª Zona Eleitoral, Rosimeire Ventura Leite, agendou a cerimônia na sede do Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, no bairro Jardim Cruzeiro, às 09h30 do dia 1º de outubro de 2022.

Patos

A juíza da 28ª Zona Eleitoral, Janete Oliveira Ferreira Rangel, agendou a oficialização na sede do Fórum da 28ª Zona Eleitoral, bairro Brasília, às 16h do dia 01 de outubro de 2022.

Conceição

O juiz da 41ª Zona Eleitoral, Francisco Thiago da Silva Rabelo, executará a oficialização do sistema e a zerésima na sede do Fórum Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, no bairro São José, às 14h do dia 1º de outubro de 2022.

Patos

O juiz da 65ª Zona Eleitoral, João Lucas Souto Gil Messias, fará a oficialização na sede do Fórum da 65ª Zona Eleitoral, no bairro Brasília, às 15h do dia 01 de outubro de 2022.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

2

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

3

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

4

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

5

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado