7º pedido

Juízes eleitorais de Sousa e mais oito cidades pedem tropas federais ao TRE-PB

A campanha na região de Sousa está acirrada, tendo, inclusive, registro de tiros disparados na frente da casa de candidato a prefeito

Juízes eleitorais de Sousa e mais oito cidades pedem tropas federais ao TRE-PB

Tropas federais — Foto:Divulgação

Os juízes da 35ª e da 63ª Zona Eleitoral, que abrangem nove municípios incluindo Sousa, encaminharam ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pedidos de tropas federais para garantir a segurança no dia das eleições. O relator do pedido, no tribunal, é o juiz Emiliano Zapata, que já mandou oficiar o Governo do Estado. O de Sousa é o sétimo pedido de efetivo do Exército para as eleições na Paraíba. Até agora, o TRE deferiu pedido apenas para Campina Grande. 

A 35ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Sousa (zona urbana) e Marizópolis. A 63ª Zona abrange Aparecida, Lastro, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e ainda Sousa (zona rural).  

Foi em Sousa onde, inclusive, houve um suposto atentado à casa de um dos candidatos a prefeito, Fábio Tyrone, com disparos contra a frente da residência. O deputado Renato Gadelha (PSC), ligado ao candidato adversário, André Gadelha, chegou a duvidar da veracidade do atentado.  

Em despacho datado dessa quarta-feira (21), do magistrado Emiliano Zapata, no processo de Sousa, “considerando a relevância da matéria, a urgência do pedido e a própria orientação do Tribunal Superior Eleitoral em casos idênticos”, o juiz determinou a notificação do governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, para que se manifeste em 48 horas sobre a garantia da ordem pública no pleito eleitoral, no município de Sousa, apenas com forças estaduais de segurança.

Até agora, os juízes das Zonas Eleitorais solicitaram reforço federal para Campina Grande, Piancó, Alhandra, Esperança, São José do Brejo do Cruz, Teixeira e, por último, Sousa.

O TRE-PB deferiu por unanimidade, no último dia 15, pedido de tropas federais para Campina Grande. O pedido de reforço foi feito pelas quatro juízas eleitorais  Ana Christina Soares Penazzi (16ª Zona Eleitoral), Ana Amélia Andrade (17ª Zona Eleitoral), Érica Tatiana Soares (71ª Zona Eleitoral) e Adriana Barreto Lóssio (72ª Zona Eleitora) no dia 25 de agosto último, por meio de um ofício encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.  

Já os pedidos para Piancó e para São José do Brejo do Cruz foram indeferidos, sendo que o segundo foi por falta de legitimidade da parte autora. Foi movida por uma das candidaturas.  

O pedido de tropas para Piancó, feito pela 32ª Zona Eleitoral, compreendia também os municípios de Emas, Catingueira e Olho D’água, no Sertão paraibano. 

O presidente do TRE, desembargador José Aurélio da Cruz, ressaltou considerar “desnecessária” a requisição das tropas federais para aquela região. 

Com exceção de Sousa, os demais pedidos de tropas que não foram julgados ainda estão conclusos para decisçao. 

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices