Eleições 2022

Moderado, mulher, nordestino, evangélico: pré-candidatos ao Planalto já buscam vice; confira cotados

O presidente Jair Bolsonaro não deve repetir a chapa com Hamilton Mourão, mas cogita ter outro militar como vice.

Moderado, mulher, nordestino, evangélico: pré-candidatos ao Planalto já buscam vice; confira cotados

O nome de Braga Neto é ventilado no Palácio do Planalto como possível vice de Bolsonaro. — Foto:Pablo Jacob / Agência O Globo / 04/11/2020

BRASÍLIA — Ao mesmo tempo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocia uma possível chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin (de saída do PSDB), os outros pré-candidatos à Presidência também buscam quem seria o vice ideal. No cálculo, entram questões como a estrutura partidária do parceiro de chapa, que pode garantir tempo de televisão e recursos do fundo eleitoral, e o apelo em determinadas regiões ou grupos em que o titular tenha dificuldade.

O presidente Jair Bolsonaro não deve repetir a chapa com Hamilton Mourão, mas cogita ter outro militar como vice. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, é cotado, por ser alguém da confiança de Bolsonaro, como antecipou o blog da jornalista Andréia Sadi, no g1. Bolsonaro, no entanto, já tinha cogitado outros perfis para a sua chapa, como um evangélico, uma mulher ou, mais recentemente, alguém de Minas Gerais, por ser o segundo maior colégio eleitoral.

Na tentativa de expandir o eleitorado para o centro, Lula tem trocado acenos com Alckmin, que mantém conversas sobre o futuro partidário com PSB e PSD. Já no caso do ex-ministro Sergio Moro (Podemos), aliados defendem uma dobradinha com o União Brasil, partido que nascerá da fusão entre PSL e DEM. Fora da polarização, Ciro Gomes (PDT) ainda não pensa num nome para a vice, mas já tem algumas características em mente, como um companheiro de chapa que seja de São Paulo ou Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices