Regras

Saiba tudo sobre as regras para a votação e cuidados referentes à Covid-19 durante 2º turno das eleições municipais 2020

O ClickPB apurou sobre as regras a serem respeitadas e os protocolos sanitários que deverão ser seguidos pelo eleitor.

Saiba tudo sobre as regras para a votação e cuidados referentes à Covid-19 durante 2º turno das eleições municipais 2020

Em razão da pandemia, é obrigatório que todos os eleitores usem máscara nos locais de votação. — Foto:Reprodução

O segundo turno das eleições municipais 2020 acontece neste domingo (29), em 57 cidades do Brasil, incluindo João Pessoa. Devido a pandemia do Coronavírus, as regras e horários foram estabelecidos para a votação durante o 1º turno continua no segundo.

O ClickPB apurou sobre as regras a serem respeitadas e os protocolos sanitários que deverão ser seguidos pelo eleitor.

Confira

Horário de votação

O horário de votação permanece com ampliação em uma hora, e acontecerá das 7h às 17h. O TSE orienta que o horário das 7h às 10h seja preferencial para pessoas acima de 60 anos, um dos grupos considerados de risco para o coronavírus. Eleitores que não fazem parte do grupo de risco poderão votar neste horário, mas a ideia da recomendação é que idosos sejam majoritariamente atendidos neste período do dia.

Cuidados com o coronavírus

Em razão da pandemia, é obrigatório que todos os eleitores usem máscara nos locais de votação. Também para evitar contágio por coronavírus, a Justiça Eleitoral recomenda que cada um tenha sua própria caneta. Caso o eleitor não leve, haverá uma para uso coletivo, e os mesários serão orientados a higienizá-las com álcool 70% antes e depois do uso.

O eleitor deve levar um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android. Também é possível confirmar no aplicativo o endereço do local de votação e informações sobre a situação eleitoral.

No caso do uso do aplicativo, o eleitor deverá baixá-lo até às 23h59 deste sábado (28), apenas quem tiver baixado poderá utilizá-lo. 

Segundo a legislação eleitoral, é proibido divulgar propaganda de partido político ou de candidatos no dia da votação e servidores da Justiça Eleitoral também não podem utilizar vestuário ou objeto com propaganda de partidos, coligação ou candidato. Também são proibidos o uso de alto-falantes, comício, carreata e derrame de santinhos ou outro material impresso próximo aos locais de votação.

Já a manifestação individual com uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas pelos eleitores é permitida. 

Todos os espaços, segundo o TSE, terão álcool em gel disponível para higienização das mãos antes e depois da votação. 

Para evitar proximidade entre as pessoas, fitas adesivas no chão marcarão o distanciamento mínimo de 1 metro tanto entre os eleitores na fila para votação quanto entre eleitores e mesários.

Ingerir alimentos, beber ou qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara estão proibidas nos locais de votação.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Vereador Milanez Neto diz que vai adotar postura de independência após rompimento com prefeito Cícero Lucena: “sem mágoas”

2

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

3

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

4

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

5

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”