Sem concurso

TRE nega direito de resposta sobre denúncia de que prefeito beneficiou irmã com nomeação

A relatora do recurso no TRE, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, não viu prática caluniosa na propaganda eleitoral

TRE nega direito de resposta sobre denúncia de que prefeito beneficiou irmã com nomeação

O voto da relatora foi acompanhado pela Corte — Foto:Aline Lins

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou, na tarde desta quarta-feira (28), direito de resposta da coligação Força da União Por João Pessoa, encabeçada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), sobre as denúncias de que o prefeito Luciano Cartaxo teria nomeado candidatos em concurso público além das vagas previstas para beneficiar a própria irmã, Célia Maria Cartaxo Pires de Sá. 

A relatora do recurso no TRE, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, não viu prática caluniosa na propaganda eleitoral veiculada pela coligação Trabalho de Verdade, da candidata Cida Ramos (PSB). 

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes votou pelo desprovimento do recurso, por entender que os fatos narrados na propaganda são verídicos. O voto da relatora foi acompanhado pela Corte, desprovendo o recurso, mantendo a sentença pelo desprovimento do pedido de direito de resposta.

De acordo com a magistrada, não merece reforma a sentença porque, a partir da análise do conteúdo da propaganda, não se verifica a veiculação de propaganda sabidamente inverídica, como alegou a coligação de Cartaxo. 

Segundo as denúncias, de uma só vez a gestão municipal convocou 30 candidatos, passando de 14 para 44 convocados, incluindo a irmã do prefeito, Célia Maria Cartaxo Pires de Sá. A defesa da coligação de Cartaxo afirma que a afirmação é inverídica e que houve efetiva necessidade de contratação além das vagas oferecidas no concurso ao qual prestou a irmã do prefeito. Além disso, de acordo com os autos do recurso no TRE, é apontado um gasto da prefeitura no valor de R$ 1 milhão com servidores comissionados, entre os quais está a irmã do gestor. 
 
A improcedência da representação da coligação Força da União Por João Pessoa ocorreu em harmonia com o parecer do Ministério Público Eleitoral. 

Segundo a coligação Trabalho de Verdade, a propaganda eleitoral de Cida ateve-se à crítica administrativa, ao afirmar que o prefeito nomeou o triplo das vagas previstas no edital do concurso, o que beneficiou a irmã do prefeito, por ato administrativo discricionário, já que ela estava aprovada na 33ª colocação. 

Desta forma, a relatora Maria das Graças Morais Guedes não viu as circunstâncias previstas como necessárias para o direito de resposta, nem prática caluniosa na propaganda. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições