Falha

Banca que realizou concurso da Sedurb em JP reconhece ter usado teste vencido no psicotécnico

Candidatos estão ingressando na Justiça apontando irregularidades no exame psicotécnico do concurso da Sedurb, após serem considerados inaptos em prova que usou teste vencido.

Banca que realizou concurso da Sedurb em JP reconhece ter usado teste vencido no psicotécnico

Um psicólogo Joalisson de Almeida Gomes (CRP 13/7917) consultado pelo Portal ClickPB confirmou que o uso desse teste invalida o processo de avaliação — Foto:Reprodução/arquivo

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que realizou o concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) reconheceu ter utilizado um teste desfavorável no exame psicológico dos candidatos, ou seja, impossibilitado de uso.

O teste foi questionado por dezenas de candidatos que foram considerados ináptos no exame, que pretendem acionar a Justiça. Trata-se do teste Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN), que a própria banca organizadora do certame admite estar entre os que “não podem ser utilizados na prática profissional”. 

Um psicólogo Joalisson de Almeida Gomes (CRP 13/7917) consultado pelo Portal ClickPB confirmou que o uso desse teste invalida o processo de avaliação. 

“Todo teste psicológico tem um prazo de validade para apresentação das normas técnicas dele. E as normas técnicas desse instrumento venceram no dia 11/04/18, e quando se vence essa norma técnica, o teste fica desfavorável, então não se pode utilizar”, disse, em entrevista ao ClickPB no dia 8 último. 

A data da aplicação da avaliação psicológica foi no dia 27/05/18. 

A banca Ibade diz, no entanto, que o teste contestado pelos candidatos, bem com a característica avaliada, teriam sido desconsiderados na análise do resultado preliminar. Diz ainda que “a situação não oferece prejuízo aos candidatos, nem interfere no resultado preliminar do exame psicotécnico”. 

Elida Francisca da Silva Rufino é uma das candidatas que vai ingressar com ação na Justiça, junto com mais sete pessoas, contra os resultados da banca. Outro grupo de 13 pessoas também já ajuizou ação. 

“Eu conversei com os psicólogos e eles falaram que a banca não poderia anular apenas um teste, porque  foi um teste global. E um teste inválido iria anular todos os outros testes. Como o edital exigia três características, os aptos podem ter passado com essa característica do teste vencido e com isso desfavoreceu os demais”, explicou Elida, que estava classificada dentro das vagas ofertadas, na 42ª posição no concurso. A Sedurb ofereceu 70 vagas no total. “Teve gente até na segunda colocação que foi considerada inapta no psicotécnico”, destacou a candidata. 

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

2

Emprego

Campina Grande inicia semana com 92 oportunidades de emprego; confira

3

Emprego

Sine oferta mais de 290 vagas de emprego em João Pessoa esta semana

4

Emprego

Paraíba tem mais de 400 vagas de emprego esta semana; confira lista

5

Emprego

Sine oferece mais de 400 vagas de emprego em 11 municípios; confira oportunidades