Bomba!

Candidatos apontam irregularidades no exame psicotécnico do concurso da Sedurb da PMJP e vão à Justiça

Alguns candiidatos já entram hoje mesmo na Justiça. Entre as irregularidades, está um teste que está desatualizado e não deve mais ser aplicado em concurso público.

Candidatos apontam irregularidades no exame psicotécnico do concurso da Sedurb da PMJP e vão à Justiça

Candidatos afirmam que houve erros também na aplicação de outros testes psicológicos — Foto:Reprodução

Dezenas de candidatos que realizaram o concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vão ingressar com recursos administrativos e com mandados de segurança devido a irregularidades no teste psicotécnico. Alguns já entram hoje mesmo na Justiça. Entre as irregularidades, está um teste que está desatualizado e não deve mais ser aplicado em concurso público.

Trata-se do EFN (Escala Fatorial de Neuroticismo). “Todo teste psicológico tem um prazo de validade para apresentação das normas técnicas dele. E as normas técnicas desse instrumento venceram no dia 11/04/18, e quando se vence essa norma técnica, o teste fica desfavorável, então não se pode utilizar. A data da aplicação da avaliação psicológica foi no dia 27/05/18, o que invalida o processo de avaliação, haja vista que foi utilizado um teste que está desfavorável”, explicou o psicólogo Joalisson de Almeida Gomes (CRP 13/7917).

Ele disse, ainda, que é responsabilidade do psicólogo a avaliação da validade dos instrumentos. “Existe uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que assegura que a utilização de um instrumento que esteja desfavorável é uma falha inclusive ética e em hipótese alguma pode ser utilizado um teste para o processo de avaliação psicológica, salvo para fins de pesquisa. Isso torna o processo inválido”, disse o profissional.  

Um dos candidatos, Ricardo Carneiro, informmou que ele integra um grupo de candidatos que já entrou com a denúncia no Ministério Público e ele entrará também com recurso administrativo junto à banca. Segundo ele, o número de candidatos considerados inaptos pela banca após os testes psicológicos foi “atípico”, porque de pouco mais de 260 que foram chamados para fazer o teste, mais de 100 foram considerados inaptos.

“É um caso atípico a reprovação de pessoas, nessa quantidade, no exame psicológico. Para você ter uma ideia, o concurso da PM, com mais de 2 mil candidatos, só foram 27 inaptos”, argumentou Ricardo Carneiro, que vê erro por parte da banca. “E principalmente, a quantidade de candidatos dentro das vagas que foram reprovados”, frisou.   

Além desse teste, há candidatos que apontam erros em outros testes aplicados pela banca organizadora do concurso, que foi o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). Entre eles, a parte de raciocínio lógico. 

O Conselho Regional de Psicologia da Paraíba foi procurado por diversos candidatos e neste momento estão reunidas a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e a Comissão de Avaliação Psicológica, tratando sobre o caso. 

Mais informações a qualquer momento.

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

2

Emprego

Campina Grande inicia semana com 92 oportunidades de emprego; confira

3

Emprego

Sine oferta mais de 290 vagas de emprego em João Pessoa esta semana

4

Emprego

Paraíba tem mais de 400 vagas de emprego esta semana; confira lista

5

Emprego

Sine oferece mais de 400 vagas de emprego em 11 municípios; confira oportunidades