Oportunidades

Vídeo: professor destaca concursos públicos em 2022 na Paraíba, diz que estudo deve ser constante e dá dicas de como se preparar: “vale muito a pena”

Poucas horas separam a chegada de um novo ano e nesse momento muitas pessoas traçam seus objetivos e metas a serem conquistados no período que se aproxima. E um deles é o trabalho, juntamente com a ‘vida financeira’. Em 2022, a Paraíba terá vários concursos públicos, como já publicado pelo ClickPB, no entanto, é necessário se adiantar para estudar e não deixar para fazer isso somente com a publicação do edital.

Ao portal ClickPB, o professor especialista em concursos públicos e em Direito, Bruno Lira (no vídeo acima), comentou sobre os certames já em andamentos e os editais previstos para serem publicados em 2022. Para ele, “vale muito a pena” investir no estudo para concurso público. Bruno Lira citou exemplo de oportunidades em diversas áreas como o da Polícia Civil, que está com provas marcadas para fevereiro de 2022, e a possibilidade do edital da Polícia Militar da Paraíba já comentado pelo governo do Estado.

Além desses, o professor Bruno Lira ainda citou outros concursos: “Ainda temos o concurso da Guarda Municipal e Semob de João Pessoa, que também são ótimas oportunidades para os concurseiros dessa área. Na área da educação temos o concurso da Prefeitura de João Pessoa, que já foi anunciado, e o concurso de professor do Estado da Paraíba, que também está prometido para 2022”, destacou, acrescentando os prometidos para a área administrativa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e para o setor de Tecnologia da Informação (TI) na Prefeitura de João Pessoa.

Leia mais: Em 2022, Paraíba deve ter concursos que já somam quase seis mil vagas; confira a lista

Embora alguns editais ainda não tenham sido publicados, a hora de estudar é agora, de acordo com o professor especialista Bruno Lira. “O estudo para concurso público é baseado na constância e deve ser entendido como planejamento de médio a longo prazo.  Quem quer ser concursado de verdade não pode começar a estudar apenas quando o edital é publicado. O estudo deve começar muito antes, tomando como base o último edital daquele órgão. Quando o edital é publicado, o concurseiro deve já estar em um bom ritmo de estudo, concentrando-se apenas em revisar aquilo que já estudou e reforçar o estudo daqueles temas novos que, eventualmente, podem ter sido trazidos no novo edital”, disse ao ClickPB.

Concurso da educação

O professor Bruno Lira, que ministra também aulas de disciplinas para a educação como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacou o que os concurseiros devem estudar. “Quem for estudar para concurso da educação tem que ser muito bom, desde agora, nas disciplinas de Português, Conhecimentos Pedagógicos, Legislação Educacional (incluindo ECA), e nos conhecimentos específicos de cada cargo”, frisou.

Ainda como exemplo, destacou que, para os professores que são da área de Ciências, é necessário começar logo a estudar os conteúdos específicos de sua área. “Quem for fazer para assistente social escolar, tem que estudar a literatura de serviço social. Quando o edital for publicado, você vai estudar do zero apenas alguma disciplina nova que possa cair”, destacou.