Emprego

Faça uma viagem pela bela Baía da Traição

Localizada a 78km da capital da Paraíba, João Pessoa, o município de Baía da Traição possui o litoral em formato de meia lua. Seu contorno vai da foz do Rio Cam

Localizada a 78km da capital da Paraíba, João Pessoa, o município de Baía da Traição possui o litoral em formato de meia lua. Seu contorno vai da foz do Rio Camaratuba à foz do Rio Mamanguape, tendo como pontos principais as praias de Cardosas, Tambá, Forte, Trincheiras e Coqueirinho. 

Dentre as especulações referentes ao nome da cidade, a mais viável sugere que a alcunha se deve à primeira expedição de exploração realizada pelo português Américo Vespúcio ao local, em 1501. Na ocasião, três marinheiros portugueses teriam sido mortos e devorados pelos nativos, antes recebidos amigavelmente.

Uma área de 20 mil hectares nos arredores abriga 12 aldeias indígenas potiguaras. São elas: Aldeia Forte, Galego, Lagoa do Mato, São Francisco, Traçoiera, Laranjeira, Silva da Estrada, Acajutibiró, São Miguel, Bento, Santa Rita e Cumarú. As visitas podem ser realizadas com o acompanhamento do Centro de Cultura e Apoio ao Turista. Há ainda, no local reservados aos indígenas, produção e venda de artesanato típico.

Opções de lazer não faltam aos turistas que se aventurarem pelas belezas do local. Praias desertas, lagoas e rios ocupam a programação de passeios da cidade. Para chegar a esses lugares, as opções são buggy, motocicletas, à pé ou de barco.

Para quem optar em aproveitar o tempo e desfrutar das belezas naturais da região, algumas atrações são imperdíveis. Além dos passeios de barco saindo da Praia da Baía, com volta pelo Farol, Banho da Ilha e Coroa, há ainda a opção de conhecer outros rios e cachoeiras existentes na região. Festas religiosas, barzinhos e forró dividem a atenção de quem prefere um passeio noturno pela cidade.

Passeios
Veleiro: o passeio de 3 horas tem início na Ponta das Trincheiras, percorrendo as praias da Baía da Traição até chegar à Barra de Mamanguape. Além de visitar áreas preservadas e provar da culinária local, o turista pode ainda aprender a mergulhar e conhecer o Projeto Peixe-Boi.

Praia do Coqueirinho: o acesso à praia pode ser feito pelo Porto de Camurupim, onde pode se assistir a catação de mariscos. Perto do local está a Ilha da Coroa, onde se realizam festas animadas no verão.

Cultura e lazer
Rica em manifestações culturais, a cidade possui diversas festas no decorrer do ano. Entre elas, destaca-se a A Dança do Toré, um ritual indígena onde toda a população dança como forma de agradecimento e valorização de sua cultura.

Dentre as principais comemorações podemos destacar a Festa do Camarão, realizada no mês de setembro na Aldeia Cumarú, a Festa Nossa Senhora da Penha (padroeira da cidade), realizada em janeiro, a da Santa Cruz do Belo Amor, no mês de maio e a Festa da Senhora da Conceição, na Aldeia São Francisco, no mês de dezembro.

O Carnaval da Baia da Traição é um dos mais animados e tradicionais da orla marítima Paraíbana. O ponto de encontro de toda comunidade, principalmente dos jovens nativos e veranistas, acontece na pracinha da cidade ao som de trios elétricos.

Como chegar
O acesso ao município é pela PB-041, entrando sentido leste na cidade de Mamanguape, até o final da rodovia, que termina na Baía da Traição.

Onde ficar 

Pousada Panorama
Telefone: (83) 3296-1539

Pousada Baía
Telefone: (83) 3296-1077

Catumbaé Pousada
Site: www. catumbae.com.br
Telefone: (83) 3296-1515

Serviço
– Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba
www.paraiba.pb.gov.br

– Secretaria de Turismo e Esporte do Município de Baía da Traição 

Terra

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

AeC tem mais de 300 vagas de emprego abertas em João Pessoa e Campina Grande

2

Emprego

Sine Campina Grande inicia semana com 61 vagas de emprego

3

Emprego

Sine-PB oferta mais de 460 vagas de emprego em 11 municípios da Paraíba

4

Emprego

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em João Pessoa

5

Emprego

Paraíba tem mais de 600 vagas de emprego esta semana; confira detalhes