
Feirão da Empregabilidade para inscritos no CadÚnico em João Pessoa tem mais de 700 oportunidades
A Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta terça-feira (2), o Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo com 746 oportunidades de trabalho para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O feirão ocorrerá das 9h às 15h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, na Avenida Josefa Taveira, 860. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
- Sine-JP oferta mais de mil vagas de emprego na primeira semana do mês de dezembro
- TRE abre inscrições para vagas de estágio com bolsa de R$ 910 em cinco cidades da Paraíba
Conforme a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), Jessyka Barros, 10 empresas de diferentes segmentos vão realizar os processos seletivos no local do feirão.
“A expectativa é que os selecionados já comecem a trabalhar ainda neste ano. Teremos oportunidades para pessoas com ou sem experiência de trabalho, e a escolaridade exigida é de nível fundamental e médio”, afirma.
- Sine começa dezembro com oferta de mais de 1,3 mil vagas de emprego em 12 municípios da Paraíba
- Paraíba começa dezembro com mais de 300 vagas e salário de mais R$ 16 mil em concursos e seleções abertas
A função com o maior número de vagas é de atendente de telemarketing, com 400 oportunidades. Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo, mas a empresa contratante não exige experiência.
Também há uma grande demanda para alimentador de linha de produção (40 vagas), operador de caixa (28), repositor de mercadorias (22), motorista de caminhão (21) e atendente de lanchonete (20).
Os inscritos no CadÚnico também podem se candidatar às oportunidades de oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (17), auxiliar de linha de produção (17), auxiliar de almoxarifado (12), ajudante de caga e descarga (11), artífice de manutenção (11), atendente de padaria (11), atendente do setor de frios e laticínios (11), auxiliar de expedição (11), auxiliar de limpeza (11) e ajudante de motorista (10), entre outras.
Jessyka Barros destaca que o feirão busca ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho formal. “Nosso objetivo é garantir que mais pessoas conquistem a renda fixa do emprego com carteira assinada e os direitos trabalhistas relacionados, como FGTS, férias e 13º salário, possibilitando crescimento profissional e mudança de vida”, pontua.
O Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo conta com a participação de agências integradoras: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Renapsi e Centro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cenap), que farão o encaminhamento para vagas de estágio ou para emprego por meio do programa Jovem Aprendiz. Já o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) fará inscrições para a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Apoio ao empreendedor no feirão
A Sala do Empreendedor, localizada no próprio Centro Cultural de Mangabeira, funcionará normalmente durante o feirão, oferecendo orientações sobre formalização e serviços para quem deseja abrir ou regularizar pequenos negócios. A unidade I da Sala do Empreendedor fica na Avenida Diogo Velho, 150, Centro.
Serviços do CadÚnico
A Sedhuc realizará no evento novas inscrições e atualizações do CadÚnico. Em razão disto, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) não funcionarão nesta terça-feira (2), concentrando o atendimento no Centro Cultural de Mangabeira.
Principal instrumento para identificar famílias de baixa renda em todo o País, o CadÚnico é utilizado para inclusão em programas federais como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e ‘Minha Casa, Minha Vida’, além de servir como critério para ações estaduais e municipais.
Documentação exigida para inscrição e atualização do CadÚnico:
- RG
- CPF – de todos os membros da família
- Comprovante de residência
- Carteira de Trabalho
- Título de eleitor
- Declaração escolar de matrícula – se tiver crianças na escola
- Currículos para concorrer às vagas de emprego
