Resposta

Ibade afirma que teste usado no exame psicotécnico da Sedurb não causa prejuízo a candidatos

Instituto diz que irregularidades denunciadas no teste psicotécnico do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foram devidamente analisados pela banca.

Ibade afirma que teste usado no exame psicotécnico da Sedurb não causa prejuízo a candidatos

"O resultado preliminar apresentado para as demais características se mantêm." Disse — Foto:Reprodução/arquivo

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), banca organizadora do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), afirmou nesta terça-feira (12), que o teste Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN) utilizado no exame psicotécnico, embora vencido, não oferece prejuízo para os candidatos. “O resultado preliminar apresentado para as demais características se mantêm.”

Em resposta a denúncias de candidatos que denunciarem supostas irregularidades e anunciarem que irão à Justiça, o Ibade encaminhou nota ao Portal ClickPB na tarde desta terça-feira (12). Hoje, inclusive, o ClickPB teve acesso, mais cedo, e divulgou o conteúdo desses esclarecimentos dados pelo Ibade aos candidatos.  

Confira a nota na íntegra:    

Na última semana foram divulgadas irregularidades no teste psicotécnico do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), os quais foram devidamente analisados pela banca organizadora Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

O Instituto informa aos candidatos e demais interessados que entre os testes selecionados para bateria da avaliação psicológica da SEDURB, incluiu-se o teste Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN), verificado após a aplicação da prova como desfavorável e impossibilitado para uso segundo o SETEPSI, desde 11/04/2018. Por esse motivo, o referido teste, bem como a característica especificamente avaliada por meio desde, foram desconsiderados na análise do resultado preliminar e não oferecem prejuízo aos candidatos pois os parâmetros dessa característica não são critérios determinantes para não recomendação na etapa do concurso.

O resultado preliminar apresentado para as demais características se mantêm.”

SOBRE O TESTE       

No site do SATEPSI são apresentados, os instrumentos que podem ser usados pelas (os) psicólogas (os) na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser utilizados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes psicológicos não avaliados) – http://satepsi.cfp.org.br/

Sobre o IBADE    

Garantir tanto para o candidato quando para os órgãos públicos a confiança de Concursos Públicos e Processos Seletivos realizados com expertise, eficiência, qualidade e agilidade, essa é a missão do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE. Referência em âmbito nacional na seleção de pessoal, o instituto contribui para a aprimoração da qualidade dos serviços públicos, crescimento organizacional e qualidade de vida para a população.

São mais de 30 anos de sucesso em centenas de importantes certames, nos âmbitos municipais, estatuais e federais, liderados por Silvio Lutz, Coordenador de Projetos do IBADE. Desde o planejamento até a organização e realização, o IBADE se destaca por atender todas as normas de segurança, sigilo, regulamentações e capacidade técnica necessárias para atuação em todo território brasileiro.

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

2

Emprego

Campina Grande inicia semana com 92 oportunidades de emprego; confira

3

Emprego

Sine oferta mais de 290 vagas de emprego em João Pessoa esta semana

4

Emprego

Paraíba tem mais de 400 vagas de emprego esta semana; confira lista

5

Emprego

Sine oferece mais de 400 vagas de emprego em 11 municípios; confira oportunidades