A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o edital do processo seletivo de candidatos para preenchimento de 40 vagas do curso Licenciatura Plena em Sociologia, recém-criado pela Instituição e que vai funcionar em estrutura já existente no Câmpus I, inclusive com professores já em atividade no Centro de Educação (CEDUC). As inscrições serão realizadas entre os dias 6 e 8 de julho, diretamente na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), localizada na Rua das Baraúnas, 351, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem apresentar Ficha de inscrição devidamente preenchida, cópia autenticada do RG e comprovante do resultado do ENEM 2014 (disponível no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/). As notas mínimas exigidas para a seleção são: 400 na redação; 350 em Linguagem, códigos e suas tecnologias; 100 em Matemática e suas tecnologias; 400 em Ciências Humanas e suas tecnologias; e 100 em Ciências da Natureza e suas tecnologias.
O curso de graduação em Sociologia será ofertado em Regime Seriado Semestral, com duas entradas no turno vespertino e carga de 3.090 horas/aula. De acordo com o reitor Rangel Junior, “a criação do curso de Sociologia representa uma conquista do movimento histórico, em âmbito nacional, da luta pela redemocratização no país ao mesmo tempo em que atende a uma necessidade social contextualizada, fundada da demanda instituída pelo retorno da obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio, além de ser uma demanda antiga dos professores de Ciências Sociais da UEPB”.
Já o pró-reitor de graduação, professor Eli Brandão, ratifica a necessidade da criação do curso e destaca a capacidade da UEPB em atender a demanda acadêmica. “A UEPB tem um Departamento de Ciências Sociais com mais de 20 doutores, capacitados por meio de programas institucionais de qualificação docente, ao tempo em que dispõe das condições estruturais, materiais e humanas para o funcionamento do curso”.
Para a professora Jussara Moreira, chefe adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UEPB, “a implantação do curso de Sociologia pela UEPB caracteriza-se como a conquista do trabalho de um coletivo de professores da área de Ciências Sociais da Instituição e amplia as possibilidades de uma educação formadora de uma massa teórico-crítica que construirá as futuras gerações com mais consciência do seu lugar social”.
“O curso de Sociologia vem, de forma decisiva, contribuir para fomentar a disseminação e socialização de conhecimentos relativos aos processos sociais. O curso terá uma repercussão na constituição de futuros cidadãos, que poderão refletir de forma crítica a respeito das questões do mundo moderno, analisadas por princípios explicativos e organizados metodologicamente nas suas causas e implicações”, frisou o professor Jomar Ricardo, chefe do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UEPB.
A professora Waltimar Batista Rodrigues ressalta que “a implantação do Curso vai contribuir para formação de professores que vão disseminar conhecimento reflexivo e crítico da sociedade nordestina e paraibana, a partir do processo educacional que resultará em práticas de docência e pesquisa”. Já o professor Francisco de Assis Batista enfatiza que a criação do curso “representa um avanço educacional no tocante à formação dos profissionais de Sociologia e à colaboração destes em todas as Instituições de Ensino do Estado, considerada, entre outros aspectos, a carência profissional apresentada atualmente e, além disso, possibilita um enriquecimento ao ambiente universitário, uma vez que agrega valores às demais áreas do saber, associando à sua criação o debate multidisciplinar a respeito dos problemas sociais”.
A divulgação da primeira chamada de selecionados será realizada no dia 10 de julho. As matrículas acontecem nos dias 14 e 15 de julho. Haverá, ainda, outras duas chamadas, que serão divulgadas nos dias 17 e 23 de julho.
Outras informações: (83) 3315-3350. Confira o edital completo clicando AQUI.