Olimpíadas Rio 2016

Agência antidoping pede exclusão da Rússia na Olimpíada

A Wada (Agência Mundial Antidoping) pede ao movimento esportivo "que impeça a participação dos atletas russos de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio".

Agência antidoping pede exclusão da Rússia na Olimpíada

Yelena Isinbayeva pode ficar fora da Olimpíada do Rio — Foto:GettyImages

As consequências para a Rússia devido ao esquema de manipulação de doping nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, relevados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em uma conferência para a imprensa nesta segunda-feira podem ser de enormes dimensões. Isso porque a entidade pede agora que o país seja excluído completamente dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e de qualquer outra competição internacional.

“A Wada pede ao movimento esportivo que impeça a participação dos atletas russos de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio, enquanto não for realizada uma mudança em sua cultura”, afirmou o porta-voz da agência, Ben Nichols, em sua página pessoal do twitter.

“A investigação de McLaren sobre o doping russo revela um deliberado e perturbador abuso de poder como jamais visto antes na história do esporte”, continuou Nichols, que ainda completou: “O flagra do doping em mais de 30 esportes significa que não é mais possível a presunção de inocência”.

O relatório do advogado Richard McLaren, divulgado pela Wada nesta manhã, expõe como o governo russo comandou um esquema para acobertar atletas russos com amostras que apontavam como positivo em exames de doping, durante os Jogos de Inverno de Sochi.

No momento, apenas o atletismo da Rússia se encontra excluído dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido a sanção aplicada pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) devido a diversos casos de doping na modalidade.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

2

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

3

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D

4

Esporte

Kiko deixa o Botafogo-PB e destino deverá ser o futebol tailandês

5

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista