Maná Esportes

Bola pro alto e sorriso no rosto: I Festival Nordeste de Altinha acontece em João Pessoa na Maná Esportes

Agora imagina, jogar altinha e torcer, curtir um dia lindo com sol, gente bonita e depois repor as energias com comida, bebida e música de qualidade, no melhor clima e espaço de João Pessoa. É bom demais para ser verdade, né? Isso tudo é o que lhe espera no I Festival Nordeste de Altinha, no próximo sábado e domingo (20 e 21), na Maná Esportes, em João Pessoa. Para curtir o evento, basta levar 1kg de alimento que ajudará a campanha de arrecadação da ‘Cozinha Esperança’ que ajuda famílias carentes da cidade.  

De acordo com o idealizador do evento, o atleta Iury Lima, o Festival será uma festa com direito a diversão, competição e muita energia boa.  “A competição é uma festa a parte e o público além de torcer se diverte com a programação super criativa e animada que preparamos com shows e uma área linda de se viver e aproveitar. Nosso festival é feito com muito carinho, e o melhor de tudo, é que são jogos que se joga com e não contra outra pessoa, o que deixa o clima da competição leve e alto astral”, destacou ao ClickPB. 

A Altinha é o esporte que vem conquistando o público de diversas idades, por ser uma modalidade que se destaca pelos benefícios à saúde e praticidade. Provavelmente você já viu um grupo de amigos reunidos na praia, ou na orla da beira-mar batendo uma bolinha, né? A altinha é, nada mais, nada menos, do que uma “embaixadinha adaptada”: para jogar, você só precisa de uma bola e reunir a galera. No jogo, tem manobras de futebol e do futevôlei, que dificultam a brincadeira e o objetivo é um só: não deixar a bola cair e a única regra é não tocar na bola.

Festival     

O campeonato será disputado em duas categorias: iniciante e livre. Com mais de 100 atletas participantes, sendo 16 equipes iniciantes e 16 equipes avançados. As equipes são formadas por três homens e uma mulher. 

A programação inicia na sexta-feira (19), com um coquetel de apresentação, entrega dos kits e o congresso técnico reunindo todo os atletas para explanação dos horários, critérios de avaliações e sorteio das apresentações.

No sábado (20), iniciam as apresentações dos quartetos iniciantes e avançados, onde todas as equipes irão performar e mostrar seu melhor ao grupo de jurados. Ao fim do dia teremos apresentações de artistas (aberto ao público) para diversão de todos envolvidos.

No domingo (21) daremos continuidade aos jogos finais do festival, conhecendo assim, os campeões, em seguida, festa de encerramento com premiações aos primeiros colocados e atrações artística para o encerramento e confraternização. 

Altinha      

As famosas rodas de altinha surgiram por volta dos anos 60 e tomou forma em 1994, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro e hoje em dia a altinha é praticada em praias do Brasil inteiro. O nordeste é muito bem representado com atletas de alto nível e o próximo palco para esse espetáculo é no centro de treinamento mais charmoso de João Pessoa, Maná Esportes.

Além de ser uma modalidade que vêm atraindo cada vez mais o público, por ser um esporte que você pode jogar onde quiser, seja na praia, em um campo, em uma quadra de futebol, a altinha se destaca pelos benefícios à saúde, trabalhando a coordenação motora, articulações, reflexo e todos os músculos do corpo.

Altinha X Futevôlei        

O objetivo é não deixar a bola cair no chão, mantê-la sempre no alto, e para isso só as mãos estão proibidas. De resto, pés, pernas, peito, cabeça, ombro, vale quase tudo. A diferença está nos deslocamentos e no propósito do jogo. Na altinha, o objetivo é manter a bola no alto. Já no futevôlei, você joga com um parceiro, mas contra um outro time. 

São muitos os benefícios que o esporte traz. Além de trabalhar os braços e a coordenação motora, fortalece muito coxa e panturrilha, além disso, na hora da respiração para o movimento de ataque, exige-se do abdômen. Sem contar que as atividades intensificam a circulação, reduzindo celulites, dando condicionamento físico e estimulando a concentração e a sociabilidade.