Futebol

Botafogo e Treze empatam no Almeidão, Belo se mantém na Série C e Galo é rebaixado

Com o resultado, o Botafogo-PB termina a Série C aliviado, livre do rebaixamento. Já o Treze não teve jeito, vai voltar para a Série D em 2021.

DUELO

Botafogo-PB e Treze subiram no gramado do Estádio Almeidão, em João Pessoa, com o objetivo evitar o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. — Foto:Paulo Cavalcanti/Botafogo-PB

O jogo do ano para o futebol paraibano não seria repleto de glórias. Afinal, Botafogo-PB e Treze subiram no gramado do Estádio Almeidão, em João Pessoa, com o objetivo evitar o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. Mas um cairia de qualquer forma, enquanto o outro terminaria a temporada aliviado, mantido na Série C em 2021. E a partida realmente deu mostras do quanto nervosa ela seria. Dono da casa, o Belo foi quem mais buscou o gol, desperdiçando várias chances, enquanto o Galo foi eficiente, marcando na primeira etapa com Neto Baiano. Na etapa final, o Alvinegro da Estrela Vermelha se lançou ao ataque, conseguindo empatar com gol de David Batista, que entrou no decorrer do segundo tempo. Com o resultado, o Botafogo-PB termina a Série C aliviado, livre do rebaixamento. Já o Treze não teve jeito, vai voltar para a Série D em 2021.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo começou morno, com as duas equipes se estudando, mas foi o Botafogo-PB quem controlou a posse de bola. Na sequência, o Belo foi tomando conta da partida, desperdiçando diversas oportunidades de gol. Teve chance com Ramon, Marcos Aurélio e Everton Heleno. E como diz bem o roteiro do futebol: quem não faz, leva! Foi assim aos 38 minutos, quando o Treze conseguiu marcar após cruzamento de Gilvan e gol de Neto Baiano. O tento trouxe alívio imediato para o Galo. O time da casa só conseguiu reagir nos minutos finais da etapa inicial, quando Ramon acertou a trave de Jeferson. Mas ficou por isso mesmo.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Botafogo-PB seguiu criando as melhores chances, mas Jeferson estava infalível na meta trezeana. Somente aos 22 minutos que o Belo conseguiu igualar o marcador. David Batista, que entrou na segunda etapa, apareceu bem na grande área depois do cruzamento de Marcos Aurélio. O tento botafoguense mudou o panorama do jogo, com o Treze não conseguindo reagir, e o Belo controlando bem a posse de bola. Somente na reta final, o Galo quase chegou ao empate com um chute de Edson Carioca, mas Felipe fez a defesa. O jogo foi encerrado em 1 a 1, com o time de João Pessoa mantido na Série C, e o de Campina Grande rebaixado.

OS TIMES

BOTAFOGO-PB – 01. Felipe, 21. Marcos Martins, 34. Rodrigo e 18. Christianno (06. Mário); 27. Vitinho, 07. Juninho, 15. Everton Heleno (26. Erivelton) e 08. Marcos Aurélio (25. Mineiro); 23. Cristian (09. David Batista)e 19. Ramon (30. Higor Leite). Técnico: Evaristo Piza.

TREZE – 01. Jeferson, 02. Polegar, 03. Alisson Cassiano, 04. Nilson Júnior, 05. Ítalo (15. França) e 06. Uesles (16. Gilmar); 08. Vinícius Barba e 10. Marcelinho Paraíba (20. Alexandre Santana); 18. Gilvan, 98. Murici (07. Felipe Alves) e 09. Neto Baiano (21. Edson Carioca). Técnico: Márcio Fernandes.

FIM DE TEMPORADA… E AGORA?

O Campeonato Brasileiro está encerrado para o futebol paraibano. Na próxima temporada, o Botafogo-PB vai seguir disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que o Belo ainda vai entrar em campo em 2020 para disputar as Eliminatórias da Copa do Nordeste, encarando o Atlético-BA. Já o Treze, campeão paraibano, voltará para a Série D em 2021. O caminho é mais duro para o Galo, que retorna para a quarta divisão dois anos após o acesso.

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A DA SÉRIE C

1º Santa Cruz – 37 pontos

2º Remo – 31

3º Vila Nova – 31

4º – Paysandu – 29

5º Manaus – 26

6º Jacuipense – 24

7º Ferroviário – 23

8º Botafogo-PB – 20

9º Treze – 19

10º Imperatriz – 1

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

2

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

3

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

4

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP

5

Esporte

“Não tem dinheiro que compre o mando do Marizão”, garante presidente do Sousa sobre 3° fase da Copa do Brasil