Técnico novo

Botafogo-PB aposta no retorno de Evaristo Piza para tentar salvar o time do rebaixamento na Série C

Técnico estava no Belo até março deste ano, quando foi demitido. Ele treinou o XV de Piracicaba na Série A2 do Paulistão e agora volta para substituir Zimmermann em momento delicado.

Botafogo-PB aposta no retorno de Evaristo Piza para tentar salvar o time do rebaixamento na Série C

Piza já está em João Pessoa, onde dialogou diretamente com a nova diretoria do Botafogo-PB, eleita e empossada no último domingo. — Foto:Paulo Cavalcanti/Botafogo-PB

Evaristo Piza é novamente técnico do Botafogo-PB. Quase oito meses após ser demitido do clube, o treinador volta para uma missão de suma importância: tentar evitar que o Belo seja rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. Piza retorna à Maravilha do Contorno para substituir Rogério Zimmermann, que foi demitido após 12 partidas e insuficientes resultados, que deixam o time na penúltima colocação do Grupo A da Série C.

Depois de sair do Botafogo-PB, em março deste ano, Piza foi para o XV de Piracicaba, onde comandou o time em sete jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, conquistando três vitórias, dois empates e duas derrotas. Sob o seu comando, a equipe foi eliminada na semifinal do estadual, pelo São Caetano.

Piza já está em João Pessoa, onde dialogou diretamente com a nova diretoria do Botafogo-PB, eleita e empossada no último domingo. O próprio presidente Alexandre Cavalcanti esteve à frente das negociações. O clube, no entanto, ainda não confirmou se vai haver uma apresentação oficial e uma coletiva de imprensa com o treinador. Certo mesmo é que ele chega com mais dois integrantes para a sua comissão técnica: o auxiliar Marcos Antônio e o preparador físico Cláudio Creato.

De volta ao Belo, Piza deve iniciar o trabalho imediatamente, já que o time não tem tempo a perder. Penúltimo colocado do Grupo A da Série C, o Alvinegro da Estrela Vermelha tem apenas 12 pontos em 13 jogos disputados, sendo essa a terceira pior campanha entre os 20 clubes que disputam a competição.

Agora sob o comando de Piza, o Botafogo-PB tem os seguintes jogos pela frente:

– Imperatriz (em casa)

– Vila Nova (fora)

– Remo (casa)

– Paysandu (fora)

– Treze (casa)

O Botafogo-PB tem quatro pontos a menos que o Treze, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e, com cinco jogos por fazer ainda nesta fase de grupos, tem chance, inclusive, de pensar em G-4. Mas o clima parece ser totalmente de foco apenas em evitar a queda para a Série D.

O primeiro desafio de Piza nesta sua segunda passagem pelo Belo está marcado para o próximo fim de semana, contra o Imperatriz, que tem apenas um ponto e já está virtualmente rebaixado no Grupo A. A partida contra o time maranhense está marcada para as 17h do próximo sábado, no Almeidão, em João Pessoa.

Passagem anterior

Na sua primeira passagem pelo Botafogo-PB, em quase dois anos de clube, Piza conseguiu o título do Campeonato Paraibano e o vice-campeonato da Copa do Nordeste, ambos em 2019. Quando chegou ao clube, em 2018, ganhou credibilidade por levar o time para o mata-mata da Série C do Brasileiro, naquele duro golpe recebido do Botafogo-SP, quando sofreu um gol a dois minutos do fim e perdeu nos pênaltis a chance de subir para a Série B.

Primeira passagem de Piza pelo Belo:

– 73 jogos

– 37 vitórias

– 23 empates

– 13 derrotas

Com a não classificação para a fase de mata-mata da Série C de 2019, vieram os primeiros estremecimentos no cargo, broncas da torcida, mas ele recebeu um voto de confiança da diretoria e foi mantido para 2020 e até chegou a levar o Botafogo-PB à liderança na Copa do Nordeste e tinha a classificação bem encaminhada no Campeonato Paraibano. Mas acabou demitido em março, após derrota para o Santa Cruz, pelo Nordestão.

Em quase dois anos no Belo, acumulou 73 jogos, com 37 vitórias, 23 empates e 13 derrotas, totalizando um aproveitamento de 61,18% dos pontos disputados.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Inscrições para 5ª Pedalada Ambiental seguem abertas e evento acontece próximo dia 28 em João Pessoa

2

Esporte

Treze anuncia contratação do volante Jonathan Cabeça para a Série D

3

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

4

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

5

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D