Em Campina Grande

Botafogo-PB e Treze se enfrentam neste sábado no Estádio Amigão

O jogo acontece às 17h no Estádio Amigão em Campina Grande.

Botafogo-PB e Treze se enfrentam neste sábado no Estádio Amigão

Botafogo-PB e Treze se enfrentaram no primeiro turno, na nona rodada, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e a vitória foi botafoguense, por 4 a 2. — Foto:Reprodução

Na Paraíba, a 18ª rodada, da Série C, do Campeonato Brasileiro será marcada por clássicos estaduais, envolve também muita tradição, porque uma das mais importantes rivalidades do estado vai estar em campo no Estádio Amigão, em Campina Grande. De um lado está o Treze, clube que fez uma campanha ruim, mas pode escapar do rebaixamento para fechar o que pode significar uma arrancada impressionante pela salvação. Do outro, o Botafogo-PB, equipe que prometia bastante no início da Terceirona, mas que chega ao confronto final com uma chance pequena e improvável de classificação para o mata-mata do acesso; e é nessa situação que o mais otimista botafoguense aposta. A bola rola às 17h na Rainha da Borborema.

Treze definitivamente vive o melhor momento da temporada. Isso mesmo! Após brigar para não ser rebaixado no Campeonato Paraibano, o time chega ao final da fase de grupos da Série C nacional fora da zona do descenso, numa sequência de dois triunfos consecutivos. Agora, resta apenas mais um resultado positivo para que a missão do técnico Celso Teixeira, que assumiu a equipe com uma tarefa que parecia irreversível, cumprir da melhor forma possível o seu papel.

Com 18 pontos somados em 17 partidas disputadas, o Galo da Borborema ocupa a oitava colocação e, para escapar da queda apenas com o seu próprio esforço, precisa vencer o Botafogo-PB de qualquer maneira. Em caso de um empate ou uma derrota, o time alvinegro precisa torcer por um tropeço do Globo FC, rival direto para escapar da queda, na partida contra o já rebaixado ABC.

O problema nessa questão é justamente o adversário. Vivendo um período mais difícil na história, o Treze não vence o Botafogo-PB em casa desde 2015. Na ocasião, o time venceu por 2 a 0 no quadrangular final do Campeonato Paraibano. O último triunfo trezeano sobre o Belo na história do confronto foi em 2017, em João Pessoa, pela última rodada da primeira fase do estadual. Agora, está em jogo a chance para encerrar o jejum e, de quebra, permanecer na Terceirona para 2020.

No lado visitante, o moral não está tão elevado, mas o Botafogo-PB tenta a última chance de manter vivo o sonho do acesso. A derrota na rodada passada, em casa, diante do Náutico, colocou o time na sétima colocação, com 24 pontos, atrás de todos os adversários diretos na briga pela classificação. Inclusive, para chegar ao mata-mata do acesso, o Belo precisa derrotar o Treze fora de casa e torcer por uma combinação de pelo menos dois resultados. Mas, pensando nos demais times que também estão nessa luta, o ideal seria tropeços do Santa Cruz contra o Náutico na casa do Timbu ou do Imperatriz diante do Sampaio Corrêa em São Luís, além de um empate entre Ferroviário e Confiança, que vão se enfrentar em Fortaleza.

Botafogo-PB e Treze se enfrentaram no primeiro turno, na nona rodada, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e a vitória foi botafoguense, por 4 a 2. De lá para cá, muita coisa mudou, com os ingredientes para o jogo deste sábado serem ainda mais interessantes.

Transmissão: o GloboEsporte.com acompanha o Clássico Tradição em Tempo Real a partir das 16h. A Rádio CBN também transmite a partida ao vivo. O detalhe é que toda a 18ª rodada do Grupo A acontece simultaneamente, por isso, você também vai saber dos demais resultados ao longo das coberturas.

Para o jogo mais importante da temporada para o Treze, Celso Teixeira deve mandar a campo o que tem de melhor no momento. O desfalque certo é o goleiro Mauro Iguatu, fora desde a 15ª rodada, que ainda se recupera de uma lesão no quadril. Sem o camisa 1, Paulo Wanzeler segue na titularidade, onde tem ido bem e não sofre gol há duas partidas. De resto, o Galo tem a experiência de Marcelinho Paraíba e Eduardo, os goleadores trezeanos na temporada. É força máxima para tentar salvar o time da queda.

No Botafogo-PB, Evaristo Piza tem algumas dúvidas para motar a equipe titular. Afinal, Fábio Alves está fora, já que terá que cumprir suspensão. Neste caso, Neuton, recuperado, pode voltar, ou o meia Enercino pode voltar a ser improvisado. Outro jogador que não deve entrar em campo é o zagueiro Fred, também lesionado. Se o defensor não for para campo, quem herda a vaga é Willian Goiano. O treinador alvinegro também disse que está pensando se vai manter o capitão Marcos Aurélio entre os titulares. O meia faz uma temporada bem abaixo do esperado e não será surpresa se o Belo for para o jogo com Erivelton ou Elvinho no lugar do camisa 10.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia retorno de volante e chegada de novo atacante

2

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

3

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

4

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

5

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP