Copa do Mundo

Brasil terá Marta recuperada e volta de Formiga para superar a França

Volante, de 41 anos, se recupera de lesão, enquanto a camisa 10 e artilheira está apta a jogar os 90 minutos das oitavas do torneio, neste domingo (23).

Brasil terá Marta recuperada e volta de Formiga para superar a França

Marta treina na véspera da partida decisiva contra a França, neste domingo — Foto:Reprodução

Na luta por um inédito título mundial, o Brasil terá pela frente o desafio de superar as francesas, donas da casa, nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. O duelo será disputado neste domingo (23), às 16h, no estádio Océane, em Le Havre — mesma arena onde aconteceu a vitória do Brasil sobre a Jamaica por 3 a 0 na primeira rodada do torneio.

Para vencer, o técnico Vadão poderá contar com a volta da volante Formiga, de 41 anos, atleta mais velha da competição, que está recuperada de dores no tornozelo. A camisa 10 Marta, maior artilheira da história das Copas, com 17 gols, em melhor forma física, está liberada para ficar em campo durante os 90 minutos.

As duas seleções se enfrentaram somente uma vez em Mundiais. O duelo ocorreu na Copa de 2003, nos Estados Unidos. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Mas as brasileiras precisam quebrar um tabu se quiserem avançar às quartas de final da competição: são oito confrontos sem vencer as francesas (cinco derrotas e três empates.

Apesar de um aparente favoritismo das francesas, que venceram os três jogos da primeira fase da Copa, as jogadoras do Brasil mantêm um discurso otimista e não demonstram receio do poderio das adversárias, conforme destacou a zagueira Kathellen, que defende o Bordeaux (FRA).

“Acredito que o Brasil é um grande time, e nós não devemos ter medo da seleção da França. O Brasil tem nome também e vamos estar preparadas. Ter a experiencia de jogar contra elas me ajuda um pouco”, frisou a atleta.

Demais confrontos das oitavas

Além de Brasil x França, os demais confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina são os seguintes: Noruega x Austrália, Inglaterra x Camarões, Espanha x Estados Unidos, Itália x China, Holanda x Japão, Alemanha x Nigéria e Suécia x Canadá.

História da competição

A Copa do Mundo da França é a oitava edição do torneio, que começou a ser disputado em 1991 e foi vencida pelos Estados Unidos, que conquistaram outros dois títulos (1999 e 2015) e são os maiores vencedores. A Alemanha tem duas taças (2003 e 2007), a segunda delas obtida em uma final contra o Brasil. As outras duas conquistas são de Noruega (1995) e Japão (2011).

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

2

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

3

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D

4

Esporte

Kiko deixa o Botafogo-PB e destino deverá ser o futebol tailandês

5

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista