Esporte

Brasileirão: Vasco enfrenta o Santos na luta pela ponta na tarde de hoje

Ensaiando para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o Santos recebe neste domingo, às 17h (horário […]

Brasileirão: Vasco enfrenta o Santos na luta pela ponta na tarde de hoje

Ensaiando para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o Santos recebe neste domingo, às 17h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, o Vasco, que briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O time da Colina, porém, não terá uma missão fácil no confronto válido pela 33ª rodada. O técnico Muricy Ramalho, do Peixe, vai escalar os melhores jogadores que têm à disposição. Mesmo sem chances de título, o Alvinegro Praiano quer “azeitar a máquina” para o Mundial. Ou seja, nada de poupar: Paulo Henrique Ganso, Borges e, principalmente, Neymar, um dos 23 selecionados para a eleição de Melhor do Mundo da Fifa, estarão em campo.

O Vasco tem 58 pontos, mesmo número do Corinthians, que lidera o Brasileiro porque tem uma vitória a mais que a equipe carioca (17 a 16). Para assumir a ponta, a equipe de São Januário precisa fazer a sua parte e secar o Timão diante do América-MG. Já o Santos, com 45 pontos, não briga por título, já tem vaga na Taça Libertadores assegurada por ser o atual campeão e também não corre risco de rebaixamento.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para RJ, RS, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Recife e Petrolina (PE); o Premiere 1 também exibe, através do sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Santos: enfim, o técnico Muricy Ramalho vai conseguir escalar um time que se aproxima bem do que será utilizado no Mundial de Clubes. O meia Paulo Henrique Ganso volta após 63 dias afastado por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda. Com isso, o atacante Alan Kardec volta para o banco. O artilheiro Borges, que não jogou as duas últimas partidas também por lesão muscular (coxa direita), retorna ao time. Neymar ganhou folga após marcar quatro gols contra o Atlético-PR, sábado passado, no Pacaembu, voltou a treinar na última quinta e está confirmado. O lateral-esquerdo Léo, que se recupera de uma tendinite no pé esquerdo, não joga. O zagueiro Durval seguirá improvisado no setor, com Bruno Rodrigo formando dupla de zaga com Edu Dracena. A escalação está confirmada: Rafael, Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Adriano, Henrique, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges não conta com seus três primeiros volantes titulares. Romulo está suspenso. Eduardo Costa e Jumar, machucados. Felipe, que vinha atuando como lateral-esquerdo, é outro desfalque por conta de dores na coxa esquerda. Julinho será o substituto. Nilton deve ter uma chance desde o início na proteção aos zagueiros. Fellipe Bastos e Allan disputam a outra vaga no setor. Se por um lado as notícias não são tão boas, por outro, elas são animadoras. Retornando de suspensão, Fagner e Diego Souza estão confirmados. O restante do time, não. A escalação vascaína deverá ser: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Julinho; Nilton, Fellipe Bastos (Allan), Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: Elano se recupera de lesão muscular na coxa direita. Não tem data para voltar. O volante Alison, que operou o joelho direito, só retorna no ano que vem. Não há suspensos.

Vasco: Romulo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Felipe sentiu dores na coxa esquerda e foi vetado. Eduardo Costa, com um estiramento no adutor da coxa esquerda, e Jumar, com estiramento na coxa direita, também não jogam.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Santos: Adriano, Bruno Aguiar, Danilo, Elano, Henrique, Léo, Neymar e Pará.

Vasco: Allan, Eder Luis, Julinho e Juninho Pernambucano.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

O aspirante ao quadro da Fifa André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). Ao todo, André Luiz participou de 12 jogos, aplicou 62 cartões amarelos (médiade 5,1) e cinco vermelhos (média de 0,4), marcou 391 faltas (média de 32,5) e quatro pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 29 foram para mandantes e 33 para visitantes. Ele apitou uma partida de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 1 x 1 Vasco, pela quinta rodada, e Santos 4 x 5 Flamengo, pela 12ª.

header fique de olho 2
Santos:
relacionado entre os 23 melhores jogadores do mundo, que concorrerão à Bola de Ouro da Fifa, Neymar tem apenas mais três jogos para convencer os eleitores de que merece estar entre os três finalistas (a eleição termina no próximo dia 18). Ele terá de mostrar serviço contra Vasco, Ceará e Atlético-GO. No dia 5 de dezembro, a Fifa anuncia o resultado.

Vasco: Fagner e Eder Luis voltam a fazer dupla pelo lado direito, que ficou desfalcado nas últimas partidas contra o São Paulo, pelo Brasileiro, e diante do Universitário, do Peru, pela Sul-Americana. A dupla é responsável por oito gols do time na competição nacional e por 12 assistências das 32 de todo o elenco, um aproveitamento de 37,5%, mais de um terço.

header o que eles disseram

Borges, atacante do Santos: “Entendemos que o torcedor santista não queira ver o Corinthians sendo beneficiado, mas nós não pensamos nisso. Vamos em busca de uma vitória contra o Vasco porque precisamos adquirir ritmo para o Mundial”.

Elton, atacante do Vasco : “O time do Santos tem muita qualidade, não vai ser fácil. Mas o Vasco tem tudo para sair daqui com a vitória, com certeza”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Os mandantes costumam se dar bem nos confrontos entre Santos e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Em 2007, o Vasco fez 4 a 0, no Rio, e o Santos venceu por 1 a 0 na Vila. Em 2008, goleada santista, em Santos: 5 a 2. Em São Januário, Vasco 1 a 0. Ano passado, nova goleada alvinegra na Vila: 4 a 0. No Rio, o time da Colina fez 3 a 1. No primeiro turno deste ano, em São Januário, 2 a 0 para os mandantes.

* A última vez que o time da casa não saiu vitorioso foi em 2006, quando houve empate em 1 a 1 no Rio.

* Curiosamente, foi também no Brasileirão de 2006 que o Vasco venceu pela última vez na Vila: 2 a 0, gols de Abedi e Morais. Desde então, três jogos e três vitórias do Peixe.

* Levando-se em conta apenas os pontos que as duas equipes somaram no segundo turno, Santos e Vasco dividem a quarta colocação. Em 13 rodadas do returno, o Peixe soma 23 pontos (sete vitórias, dois empates e quatro derrotas). Já o Vasco, também com 23 pontos, tem seis vitórias, cinco empates e duas derrotas. O líder da segunda parte do campeonato é o Fluminense, com 28 pontos.

header último confronto v2

No duelo do primeiro turno, em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 0. O confronto foi disputado no dia 3 de agosto e valeu pela 14ª rodada. Bem marcado por Dedé, Neymar não conseguiu fazer muita coisa. O zagueiro ainda foi à frente e marcou um dos gols. Diego Souza, que também esteve em noite inspirada, marcou o outro. Confira os principais lances da partida no vídeo ao lado.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Inscrições para 5ª Pedalada Ambiental seguem abertas e evento acontece próximo dia 28 em João Pessoa

2

Esporte

Treze anuncia contratação do volante Jonathan Cabeça para a Série D

3

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

4

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

5

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D