Esporte

Circuito BB: Maria Clara e Carolina vencem a última etapa do ano

As irmãs cariocas Maria Clara e Carolina (RJ) ficaram o com título da 16a e última etapa da temporada 2008 […]

As irmãs cariocas Maria Clara e Carolina (RJ) ficaram o com título da 16a e última etapa da temporada 2008 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Nas areias de Tambaú, em João Pessoa (PB), as filhas da ex-jogadora Isabel derrotaram Renata e Talita (RJ/AL) por 2 sets a 1, parciais de 12/18, 18/8 e 15/12. O terceiro lugar ficou com Virna e Ângela (RN/DF).

O título na capital paraibana é o segundo da dupla carioca na temporada. Maria Clara e Carolina venceram também a etapa de Vila Velha (ES), a 10a do calendário da competição. De lá para cá, foram quatro etapas fora do pódio.

“Viemos muito focadas nesta etapa, já que os últimos resultados não foram bons. Nos superamos na decisão. Vencer um time como Renata/Talita só valoriza nosso título. Conseguimos reverter uma situação difícil na final contra uma dupla fortíssima. Aliás, nos espelhamos nela, já que nosso próximo objetivo é disputar os Jogos Olímpicos, como elas fizeram. Para isso, precisaremos trabalhar muito”, comenta Maria Clara.

O JOGO 

No primeiro set da decisão, Renata e Talita saíram na frente e marcaram 6/3 quando Carolina atacou para fora. A carioca se recuperou e passou a frente com um bloquei 7/6. Na reta final, as irmãs cometeram muitos erros e perderam o set quando Carolina sacou para fora: 18/12.

A segunda parcial foi totalmente dominada pelas irmãs cariocas, que marcaram 5/2 em uma largada de Maria Clara. Com Carolina muito eficiente no bloqueio, a vantagem chegou a 15/7. No final, a irmã mais nova atacou forte para encerrar a parcial: 18/8.

Renata e Talita saíram na frente com dois bloqueios da alagoana: 3/0. Maria Clara e Carolina reagiram e passaram a frente em 6/5, quando Renata errou um ataque. No final, Maria Clara atacou e fechou o jog 15/12.

“Terminar o ano com um título é tudo que mais queríamos. Dá uma motivação enorme para entrarmos fortes na próxima temporada. Será o primeiro ano de um novo ciclo olímpico e muitas duplas novas surgirão com força. Precisaremos trabalhar bastante para seguir nas decisões”, afirma Carolina.

Renata e Talita encerram parceria com segundo lugar

A decisão da etapa paraibana foi o último jogo de Renata e Talita juntas. As atletas, que ficaram em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, optaram por iniciar a próxima temporada com novas parcerias. Renata jogará com a carioca Val, enquanto Talita deverá ter como parceira a pernambucana Maria Elisa.

“Foi uma boa despedida. Lutamos bastante pelo título, mas infelizmente não deu. Estou muito animada para jogar com a Val. É uma jogadora guerreira, que vibra bastante e combina muito bem com meu estilo de jogo. Nossas duplas tiveram bons resultados nesta temporada e precisaremos trabalhar bastante para mantê-los em 2009”, diz Renata.

Virna vibra com o pódio

A potiguar Virna vibrou com a terceira colocação obtida na etapa de João Pessoa. Ao lado da brasiliense Ângela, ela derrotou Neide/Bárbara Seixas (AL/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 19/17 e 18/11.

“Foi ótimo fechar o ano com esse pódio. Tivemos um ano difícil, inclusive com problemas pessoais, mas sempre lutamos pelos resultados. E, a última impressão é a que fica”, conta a ex-jogadora da seleção brasileira, que não jogará com Ângela em 2009.

“Provavelmente terei a Shaylyn como parceira. É uma ótima jogadora, assim como a Ângela e a Sandra Pires. Tenho sorte por ter tido ótimas parceiras e sempre aprendo muito com cada uma delas. Hoje posso dizer que sou uma jogadora de vôlei de praia. Fico ainda mais feliz por estar tão bem fisicamente aos 37 anos. Passei o ano inteiro sem lesões”, lembra.

Larissa é a mais premiada na noite dos Melhores do Ano

A paraense Larissa, campeã do Circuito Banco do Brasil 2008 ao lado da conterrânea Vivian, foi a atleta mais premiada na noite dos Melhores do Ano, realizada no SÁBADO (13.12), em João Pessoa (PB). A campeã pan-americana deixou a festa de premiação com quatro troféus.

Larissa levou para casa o troféu de melhor dupla do ano e também os prêmios de melhor jogadora, melhor atacante e melhor levantadora da competição. Seu treinador, o cearense Reis Castro, foi considerado o melhor técnico do ano.

Quartas colocadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, Renata e Talita também foram premiadas. A carioca levou o troféu de melhor defensora, enquanto a parceira foi eleita a melhor bloqueadora da temporada 2008 do Circuito Banco do Brasil.

A pernambucana Maria Elisa levou o prêmio de melhor saque, enquanto a cearense Shaylyn conquistou a taça de melhor recepção pelo segundo ano consecutivo. Completando a lista de premiadas, a bicampeã mundial Sub-21 Bárbara Seixas foi eleita a revelação da temporada.

OS MELHORES DO ANO
Melhor Jogadora: Larissa (PA)

Melhor Saque: Maria Elisa (PE)

Melhor Recepção: Shaylyn (CE)

Melhor Levantamento: Larissa (PA)

Melhor Ataque: Larissa (PA)

Melhor Bloqueio: Talita (AL)

Melhor Defesa: Renata (RJ)

Revelação: Bárbara Seixas (RJ)

Melhor Técnico: Reis Castro (CE)

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia retorno de volante e chegada de novo atacante

2

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

3

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

4

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

5

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP