Esporte

Flamengo joga mal e apenas empata com o Náutico no Maracanã

Partida tem cena curiosa no segundo tempo: o zagueiro Vágner Silva foi expulso ao resolver tirar o short em campo


Na primeira partida após Andrade ser efetivado como treinador, o Flamengo voltou a apresentar muitas falhas e só empatou por 1 a 1 com o Náutico, neste domingo, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca atuou com um jogador a mais desde os 15 minutos do segundo tempo quando o zagueiro Vágner Silva foi expulso ao trocar o calção dentro de campo sem a autorização do árbitro. Gilmar abriu o placar para o time pernambucano e Leo Moura empatou para o Rubro-negro.

Petkovic, que entrou no intervalo, teve boa atuação e participou da jogada do gol de empate rubro-negro. Com o resultado, o Flamengo caiu para o oitavo lugar na classificação com 24 pontos. Na próxima quarta-feira, o Rubro-negro vai até Goiânia enfrentar o Goiás, às 21h50m.

O Náutico completa 13 partidas sem vencer no Brasileiro. A última vitória do time pernambucano foi na terceira rodada em cima do Atlético-PR por 3 a 2, em Curitiba. Com o empate com o Flamengo, o Náutico passa a ter 12 pontos e deixa a lanterna da competição para o Fluminense, que perdeu para o Atlético-PR e segue com 11 pontos. Na próxima rodada, o time pernambucano enfrenta o Corinthians, na quarta-feira, às 21h50m, no Recife.

Gilmar deixa o Maracanã em silêncio

O Flamengo entrou em campo anunciando o lançamento de uma camisa em homenagem ao ex-goleiro Zé Carlos, que faleceu no último dia 24, vítima de câncer, aos 47 anos. A primeira chance rubro-negra aconteceu aos cinco minutos. Adriano deu bom passe para Wellinton, que entrou na área e chutou forte. A bola subiu demais e passou por cima do travessão do goleiro Glédson com muito perigo.

O Flamengo dominava a partida nos primeiros 15 minutos. Falta na entrada da área. Leo Moura cobrou na barreira. Pouco depois, Zé Carlos aproveitou a sobra da defesa, mas chutou por cima do travessão.

Mas o time carioca diminuiu o ritmo. O Náutico melhorou e passou a levar perigo no contra-ataque aproveitando as falhas da marcação do meio-campo rubro-negro. Com Anderson Santana, Juliano e Márcio Barros jogando com velocidade, a equipe pernambucana criava oportunidades. Primeiro, Patrick tocou fraco e Bruno defendeu. Depois, Gilmar recebeu bom passe, mas errou feio a pontaria e a bola foi parar nas cadeiras inferiores.

Aos 24 minutos, porém, o Náutico abriu o placar. Gilmar recebeu pela esquerda, puxou para o meio e chutou cruzado. A bola foi rasteira, no cantinho esquerdo de Bruno, que não tinha como defender. Náutico 1 a 0. Foi o oitava gol do atacante no Campeonato Brasileiro. Logo depois, quase saiu o segundo gol pernambucano. Juliano recebeu na área e bateu cruzado. A bola foi para fora. O meia foi fominha. Márcio Barros esperava o passe livre na área.

O Flamengo se perdeu em campo e não conseguiu mais chegar com perigo ao gol de Glédson no primeiro tempo. Zé Roberto, que substituía Emerson – vetado com dores musculares na coxa direita -, estava muito mal. Já Adriano não conseguiu finalizar uma única bola a gol nos primeiros 45 minutos. Leo Moura, jogador que mais aparecia para tentar criar, passou a ser perseguido pelos torcedores. E o Flamengo desceu para o vestiário sob vaias e os gritos de "queremos raça".

– O time tem que tocar um pouco mais a bola e ter tranquilidade – disse Leo Moura.

Zagueiro do Náutico é expulso ao trocar o short em campo

Para o segundo tempo, o técnico Andrade resolveu arriscar. Tirou Fabrício e colocou Petkovic no time. O Flamengo voltou mais animado. Pet arrancou e foi derrubado na entrada da área. Falta e uma ótima oportunidade. Mas a cobrança do meia rubro-negro foi em cima da barreira. Aos três minutos, cruzamento para a área e Leo Moura cabeceou com perigo para fora. Aos cinco, Kleberson partiu pela direita e chutou da intermediária. A bola passou por cima do travessão.

Mas, no contra-ataque, o Náutico seguia levando muito perigo. Gilmar recebeu na frente, driblou Willians e chutou cruzado de dentro da área. A bola passou muito perto da trave esquerda de Bruno. Logo em seguida, Leo Moura fez falta em Gilmar na entrada da área. Juliano bateu no canto direito e Bruno se esticou todo para espalmar. A bola ainda bateu na trave antes de ir para fora. Que susto para os rubro-negros.

Andrade, então, resolveu colocar Bruno Paulo na partida. Zé Roberto, que deixou o campo muito vaiado, foi o escolhido para sair. Enquanto isso uma cena muito estranha e curiosa, que gerou uma grande confusão. O zagueiro Vágner Silva foi até a lateral e trocou rapidamente de calção. Tirou o que estava rasgado e colocou um novo. O jogo continuou normalmente sem nem o árbitro e os auxiliares perceberem. Mas aí o quatro árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro chamou o juiz e falou sobre o lance. Sandro Ricci, então, expulsou Vágner Silva. Os jogadores do Náutico ficaram revoltados e cercaram o árbitro. Gilmar chegou a pegar o short rasgado e jogar em direção ao quarto árbitro.

Com um jogador a mais, o Flamengo foi para o abafa. Adriano teve ótima chance. Mas a cabeçada parou no goleiro Glédson, que fez difícil defesa. Aos 26 minutos, Leo Moura arriscou da entrada da área, a bola desviou em Asprilla e passou muito perto da trave direita. O goleiro do Náutico já havia caído para o outro lado.

O gol de empate veio com Leo Moura aos 36 minutos do segundo tempo. Petkovic entrou na área e chutou cruzado. O goleiro Glédson largou a bola na pequena área e Leo Moura apareceu para tocar a bola para o fundo da rede. Tudo igual: 1 a 1. O gol teve um gosto de alívio para o lateral-direito. Ele vinha sendo vaiado pelos torcedores e comemorou batendo a mão no peito.

Após o empate, o Flamengo ainda tentou pressionar. Mas não teve sucesso. Sem criatividade, o time carioca tentava apenas cruzar bolas para área para Adriano dividir com os zagueiros.

Globo Esporte

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

2

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

3

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D

4

Esporte

Kiko deixa o Botafogo-PB e destino deverá ser o futebol tailandês

5

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista