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Fórmula 1 confirma realização de GP no Brasil em Interlagos até a temporada de 2025

Categoria confirma realização do evento em 14 de novembro de 2021. Prova passa a se chamar GP de São Paulo; calendário da próxima temporada ainda precisa ser homologado pela FIA

Fórmula 1 confirma realização de GP no Brasil em Interlagos até a temporada de 2025

Largada do GP do Brasil de 2019, em Interlagos. — Foto:Getty Images

A Fórmula 1 anunciou a realização de um GP no Brasil em Interlagos até 2025. O próximo evento está previsto para ocorrer em 14 de novembro de 2021 e passará a ter o nome de GP de São Paulo. No pré-calendário divulgado recentemente a prova em Interlagos estava como condicional e dependia de um acerto entre os promotores e a Liberty Media, que controla a F1. Agora, a corrida em 14 de novembro de 2021 está confirmada. O calendário completo ainda precisa ser homologado pela Federação Internacional de Automobilismo.

O anúncio da assinatura do contrato é o capítulo final de numa novela que se arrastou durante todo o ano de 2020. São Paulo tinha contrato com a F1 apenas até este ano, e o Rio de Janeiro fez uma investida para sediar o GP do Brasil a partir de 2021. No entanto, a falta de uma licença ambiental para a construção de um autódromo numa área cedida pelo exército no bairro de Deodoro impediu o começo das obras, e a F1 entrou num acordo com São Paulo até 2025.

— Temos o prazer de anunciar que a cidade de São Paulo continuará a sediar o Grande Prêmio do Brasil até 2025 e esperamos trabalhar com nosso novo promotor nos próximos anos. O Brasil é um mercado muito importante para a Fórmula 1, com fãs dedicados e uma longa história no esporte. A corrida no Brasil sempre foi um destaque para nossos fãs, pilotos e nossos parceiros e estamos ansiosos para proporcionar aos fãs da Fórmula 1 uma corrida emocionante em Interlagos em 2021 e nos próximos cinco anos — disse Chase Carey, CEO da F1.

Chase Carey é o CEO da Fórmula 1 desde 2017 — Foto: Getty Images

Após o fracasso do Rio em receber a F1, um fator fundamental para que a Liberty Media fechasse um novo acordo com São Paulo foi a mudança na promoção da prova. Passa a gerir o evento a Brasil Motorsport, empresa de entidades de investimento controladas pela Mubadala, companhia global de investimentos de Abu Dhabi. A Mubadala nomeou o ex-velejador olímpico e atualmente executivo Alan Adler para comandar a promoção do GP de São Paulo.

— Estamos muito animados por poder trabalhar com a Fórmula 1. Interlagos é um dos circuitos mais respeitados do calendário. Os brasileiros são entusiastas do automobilismo e da velocidade, e o Brasil tem uma longa tradição de produzir grandes pilotos, o que por sua vez criou uma grande legião de fãs de F1 em nosso país. Acredito que, devido à nossa experiência de trabalho com marcas globais de renome, podemos fazer um ótimo trabalho unindo esportes, marcas e entretenimento. Com isso, poderemos proporcionar novas experiências para o público, dentro e fora das pistas — disse Adler.

Imagem aérea do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos — Foto: Reprodução/FOM

Interlagos passou por uma série de reformas desde 2013 até este ano. Os prédios dos boxes e torre de controle foram reconstruídos, e o paddock, ampliado para acomodar melhor as equipes e pilotos. Em 2020, a corrida de F1 não foi realizada no Brasil devido à pandemia de coronavírus.

— É uma grande alegria poder anunciar que Interlagos continuará a receber um dos eventos mais importantes do automobilismo mundial. Fizemos um grande esforço para manter a corrida em nossa cidade. Temos infraestrutura robusta para o turista, segurança pública e serviços de primeira linha. Acreditamos que sediar o Grande Prêmio, além de divulgar nossa cidade ao mundo, continuará trazendo contribuições importantes como a geração de empregos e renda. Vimos estudos que mostram que, para cada R$ 1 investido no GP de São Paulo, são gerados R$ 5,20 para a economia local — comentou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Interlagos já recebeu a F1 37 vezes

O Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo é o sétimo que mais corridas de Fórmula 1 já recebeu, por 37 vezes. Apenas Monza, Monte Carlo, Silverstone, Spa-Francorchamps, Nürburgring e Montreal tiveram mais grandes prêmios na história. A primeira edição do Grande Prêmio do Brasil, em 1972, ainda não contou pontos para o campeonato e foi um evento-teste. Mas, a partir de 1973, o país recebeu ininterruptamente provas válidas pelo Mundial.

De 1973 a 1977, o GP foi disputado em Interlagos. Em 1978, a prova foi para o Rio de Janeiro, mas voltou a São Paulo em 1979 e 1980. De 1981 a 1989, o Rio foi o palco da etapa brasileira, mas, desde 1990, Interlagos sediava a prova.

Largada do GP do Brasil de 1973, em Interlagos — Foto: Reprodução/rede social

A partir de 2004, o GP do Brasil passou para a parte final do calendário e por seis vezes, em 2005 (Fernando Alonso), 2006 (Fernando Alonso), 2007 (Kimi Raikkonen), 2008 (Lewis Hamilton), 2009 (Jenson Button) e 2012 (Sebastian Vettel), decidiu o título de pilotos. Com a mudança no nome da prova, 2021 marcará o primeiro GP de São Paulo da história da F1.

Michael Schumacher é o maior vencedor de corridas de F1 em Interlagos, com vitórias em 1994, 1995, 2000 e 2002, seguido por Sebastian Vettel, com três, em 2010, 2013 e 2017. Dos brasileiros, Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), José Carlos Pace (1975), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008) ganharam em Interlagos.

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