Fórmula 1

Hamilton vence no Japão e pode ser campeão na próxima corrida

A diferença entre os dois agora é de 59 pontos, faltando apenas mais quatro corridas para o término da temporada

Hamilton vence no Japão e pode ser campeão na próxima corrida

Lewis Hamilton conseguiu a 61ª vitória de sua carreira — Foto:Motor Sport

O GP do Japão de 2017 tem dono: Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes conseguiu a 61ª vitória de sua carreira, em Suzuka neste domingo (08), com domínio absoluto das ações na pista japonesa. Mais do que isso, o inglês viu seu principal rival pelo título, Sebastian Vettel, abandonar logo no início da prova. O piloto da Ferrari havia enfrentado problemas na vela antes mesmo da largada.

A diferença entre os dois agora é de 59 pontos, faltando apenas mais quatro corridas para o término da temporada.

Max Verstappen bem que tentou no final, se aproveitando da perda de rendimento de Hamilton, com vibrações em seus pneus, mas foi insuficiente para garantir nova vitória. O holandês teve que se conformar com o segundo posto, à frente de Daniel Ricciardo.

Felipe Massa, que largou na oitava posição, foi o 10º, segurando a pressão de Fernando Alonso nas últimas voltas.

A Corrida

Na largada, Hamilton manteve a ponta e Verstappen fez grande primeira volta, chegando à segunda colocação. Vettel começou mal, caindo para a sexta posição. Ocon também ganhou dois lugares e foi para terceiro. Sainz saiu da pista no primeiro setor e bateu na barreira de pneus, trazendo o Safety Car na segunda volta.

Na relargada, Vettel continuou perdendo terreno, sendo superado por Pérez e Massa logo no recomeço. Sem potência, o alemão abandonou a prova no quinto giro.

Marcus Ericsson saiu da pista na nona volta, quando tentava contornar a curva 9, ficando na caixa de brita e fazendo com que a prova ficasse sob comando do Safety Car virtual.

A velocidade habitual foi retomada na volta seguinte e Ricciardo superou Ocon pelo terceiro posto. O piloto da Force India veio a perder outra posição para Bottas, em seguida.

Felipe Massa voltou a ficar em oitavo, após Raikkonen fazer a manobra de ultrapassagem na 14ª volta. O brasileiro parou nos pits quatro giros depois.

Hamilton e Verstappen fizeram suas paradas na 22ª volta, enquanto que Ricciardo fez na 26ª. Enquanto Bottas permanecia na pista na liderança, o jovem holandês se aproximava do inglês da Mercedes, mas sem sucesso, já que o finlandês abriu para Hamilton e segurou Verstappen.

Após a ida do ‘fiel escudeiro’ da Mercedes, a diferença entre os dois primeiros era de quase três segundos.

Massa se viu pressionado pelos carros da Haas, com Magnussen por perto, mas conseguia segurar a 10ª posição.

Com problemas na asa traseira, Hulkenberg teve que abandonar na 42ª volta. No giro seguinte, Massa foi engolido pelos dois carros da Haas, chegando a tocar em Grosjean. O brasileiro que havia herdado o oitavo posto por causa das paradas de seus adversários, voltava a ficar em 10º.

Faltando 10 voltas para o fim, Hamilton mantinha diferença de pouco mais de dois segundos, para Verstappen, sem qualquer problema. Ricciardo era o terceiro, Bottas o quarto e Raikkonen completava o top-5.

Lance Stroll saiu da pista no primeiro setor nas útlimas voltas e parou logo em seguida. O Safety Car virtual voltou a ser usado.

Na retomada, Verstappen chegou a pressionar Hamilton, mas sem sucesso. O inglês garantiu mais uma vitória na temporada 2017. O holandês foi o segundo e Ricciardo o terceiro. Massa acabou em 10º.

A Fórmula 1 volta no dia 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

2

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

3

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D

4

Esporte

Kiko deixa o Botafogo-PB e destino deverá ser o futebol tailandês

5

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista