Esporte

Jogadores do 49ers não conheciam regra de prorrogação no Super Bowl

Livro de regras dos jogadores garante uma posse a cada equipe no tempo extra da pós-temporada da NFL desde 2022; se o relógio estourasse em jogada de Mahomes, partida teria uma nova prorrogação,

Arik Armstead e Patrick Mahomes durante o segundo quarto do Super Bowl LVIII, vencido pelos Chiefs — Foto: Michael Reaves/Getty Images

Arik Armstead e Patrick Mahomes durante o segundo quarto do Super Bowl LVIII, vencido pelos Chiefs — Foto: Michael Reaves/Getty Images

Jogadores do San Francisco 49ers admitiram não conhecer as regras da prorrogação do Super Bowl, que teve vitória e título do Kansas City Chiefs neste domingo. Desde 2022, o livro de regras da NFL garante que ambos os times tenham uma posse no tempo extra da pós-temporada – cenário diferente da temporada regular, quando o jogo termina caso o primeiro time com a bola marque um touchdown.

– Eu nem sabia da nova regra da prorrogação nos play-offs, então foi uma surpresa para mim. Eu não sabia o que estava acontecendo nesses termos. (…) Eles colocaram no placar, e todo mundo estava tipo ‘Ah, mesmo se você marcar, eles ainda têm uma chance’ – disse o defensive tackle Arik Armstead.

– Quer saber? Eu nem me toquei que as regras dos play-offs eram diferentes na prorrogação. Eu presumi que você só quer a bola para marcar um touchdown e vencer. Acho que esse não é o caso. Eu não sei totalmente a estratégia. Não tínhamos falado sobre isso, não – completou o fullback Kyle Juszczyk.

O artigo 4.c da regra 16 do regulamento da NFL – que diz respeito aos tempos extras – diz que “se o placar está empatado ao fim de uma prorrogação de 15 minutos, ou se a posse inicial do segundo time não terminou, outro período de prorrogação irá começar”, com continuidade do jogo independente de quantos períodos sejam necessários.

Isso explica a frieza de Patrick Mahomes antes do passe decisivo para Hardman em Las Vegas, a 6s do fim do tempo extra. Com a posse ainda válida, os Chiefs teriam uma nova chance no início de uma eventual segunda prorrogação.

O touchdown coroou uma campanha de 13 jogadas e 75 jardas liderada por Mahomes, eleito o MVP da grande decisão da NFL. A partida no Allegiant Stadium, em Las Vegas, foi apenas a segunda na história do Super Bowl a ir para a prorrogação; a primeira foi a virada histórica do New England Patriots sobre o Atlanta Falcons, em 2017.

Com a vitória por 25 a 22, os Chiefs se juntam a apenas seis franquias que conseguiram vencer a grande decisão da NFL consecutivamente – algo que não era feito desde 2003-04 e 2004-05, pelo Patriots. Este é o terceiro título de Kansas City nos últimos cinco anos e o quarto Super Bowl na história do clube.

Globo Esporte

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Atlético de Cajazeiras recorre ao TJDF-PB para tentar reverter perda de pontos no Paraibano

2

Esporte

Após empate do Treze com o América-RN na Copa do Nordeste, técnico lamenta: “Merecia a vitória”

3

Esporte

Começam hoje as inscrições para concurso da Caixa com quase 40 vagas na Paraíba e salários de até R$ 11 mil

4

Esporte

Hoje: Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

5

Esporte

Diretoria do Botafogo-PB solicita torcida única em jogo contra o Fortaleza no Nordestão