Alteração

Nacional de Patos pede mudança de árbitro envolvido na Operação Cartola

A partida está para acontecer nesta quarta-feira (29), às 20h15, no estádio José Cavalcanti, em Patos​.

Nacional de Patos pede mudança de árbitro envolvido na Operação Cartola

O clube finaliza a nota informando que não obteve resposta da Federação Paraibana de Futebol (FPF). — Foto:Reprodução

A diretoria do Nacional de Patos enviou um ofício, nesta segunda-feira (27), solicitando a mudança de dois árbitros escalados para apitar a partida entre Nacional e Botafogo-PB, marcada para acontecer nesta quarta-feira (29), às 20h15, no estádio José Cavalcanti, em Patos. O documento foi enviado diretamente para Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF-PB).

De acordo com o clube, o pedido de substituição parte do princípio de garantir a plena estabilidade da partida. Segundo o Nacional, o árbitro principal Diego Roberto de Souza Melo foi alvo em 2018, da Operação Cartola. Durante a investigação, conversas extraídas do aparelho telefônico dos dirigentes e divulgadas nacionalmente pelo Fantástico da TV Globo onde dirigentes de um clube paraibano manipulam o sorteio dos árbitros e assistentes para que ocorram as manipulações dos resultados dos jogos do Campeonato Paraibano daquele ano. Ainda de acordo com a nota, o clube afirma que existe um boletim de ocorrência contra o árbitro.

Em relação a Tiago Ramos de Oliveira, escalado para ser o 4º árbitro da partida, o clube afirma que em 2018, durante a semifinal do Campeonato Paraibano Sub-19, após a partida entre Nacional e CSP no José Cavalcanti, onde o time acabou sendo desclassificado, uma confusão generalizada entre jogadores, comissão técnica e arbitragem foi registrada “diante da má fé praticada durante a partida pelo árbitro”.

O clube finaliza a nota informando que não obteve resposta da Federação Paraibana de Futebol (FPF).

O ClickPB não conseguiu contato com a presidente da FPF, Michelle Ramalho. 

Confira a nota

A Diretoria do Nacional Atlético Clube solicitou, por meio de ofício, nesta segunda-feira, 27, ao CEAF-PB, a substituição do árbitro principal, o Sr. Diego Roberto de Souza Melo e do 4° árbitro, o Sr. Tiago Ramos de Oliveira, ambos, escalados para apitar a partida entre Nacional e Botafogo/PB, marcada para acontecer nesta quarta-feira, 29, às 20h15, no estádio José Cavalcanti, em Patos-PB.

Diante da solicitação, foram encaminhados alguns pontos que fundamentam tal pedido, tais como:

▪︎ O Sr. Diego Roberto foi, em 2018, alvo da Operação Cartola, ao qual, teve conversas extraídas do aparelho telefônico dos dirigentes e divulgadas nacionalmente pelo Fantástico da TV Globo onde dirigentes de um Clube paraibano nitidamente manipulam o sorteio dos árbitros e assistentes para que ocorram as manipulações dos resultados dos jogos do Campeonato Paraibano daquele ano. Nas conversas, inclusive, há referências ao jogo na cidade de Patos com o Nacional onde dirigentes afirmam “estar tudo certo”. Salienta-se, também, que o Sr. Diego era, a época, membro da OCRIM, responsável pela manipulação dos resultados;

Já a despeito do Sr. Tiago Ramos, às considerações foram as seguintes:

▪︎ Em 2018, durante a semifinal do Campeonato Paraibano Sub-19, após a partida entre Nacional e CSP no José Cavalcanti, onde a nossa equipe acabou sendo desclassificada, uma confusão generalizada entre jogadores, comissão técnica e arbitragem foi registrada diante da má fé praticada durante a partida pelo árbitro.

O ofício de pedido de substituição foi assinado pelo presidente do Nacional, Cleodon Bezerra.

O pedido de substituição parte do princípio de garantir a plena estabilidade da partida já vez que comprovou-se as sabotagens cometidas contra o Nacional tendo o nome do árbitro Diego envolvido, como se percebe no Boletim de Ocorrência anexado a esta postagem. Outra motivação é com relação à segurança durante a partida diante do episódio de confusão decorrente da má fé do árbitro Tiago em 2018, na semifinal do Sub-19.

Entendemos que, por mais que, nesta nova ocasião, aja boa fé dos árbitros, o clima de dúvida paira diante da diretoria, comissão técnica e jogadores do Nacional, bem como de sua torcida.

No entanto, para nossa surpresa, até o presente momento, a Federação Paraibana de Futebol não se declarou a respeito da nossa solicitação.

Continuamos vigilantes e aguardando a substituição imediata dos referidos árbitros tendo em vista o bom andamento da rodada do Paraibano de 2020.

Patos, 27 de janeiro de 2020.
Nacional Atlético Clube.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista

2

Esporte

Treze-PB anuncia chegada do zagueiro Milani, ex-Flamengo

3

Esporte

Técnico do Botafogo-PB avalia jogo ‘difícil’ contra o Floresta e celebra estreia positiva na Série C

4

Esporte

Botafogo-PB bate o Floresta e estreia com vitória na Série C

5

Esporte

No jogo mais esperado da rodada, Palmeiras e Flamengo ficam no empate