Rio 2016

Paraibano quebra recorde e conquista vaga na final do atletismo

Com a marca de 10s67, Petrucio Ferreira baixou em cinco centésimos o tempo do nigeriano Adeoye Ajibola, que havia estabelecido o recorde em 1992

Paraibano quebra recorde e conquista vaga na final do atletismo

Petrucio Ferreira comemora a quebra do recorde e a classificação — Foto:Divulgação

O paraibano Petrucio Ferreira, da cidade de São José do Brejo do Cruz, está fazendo história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Neste sábado (10), Petrucio quebrou o recorde mundial dos 100m rasos T47 (para amputados de membros superiores) e se classificou para a final.

Com a marca de 10s67, ele baixou em cinco centésimos o tempo do nigeriano Adeoye Ajibola, que havia estabelecido o recorde em 1992. Yohansson Nascimento venceu a segunda bateria também com grande performance, deixando o Brasil com boas chances de dobradinha.

Ser recordista mundial não é novidade para Petrucio, que tem a marca também nos 200m rasos da mesma classe. O velocista perdeu parte do braço esquerdo ainda garoto, aos dois anos, em acidente com uma máquina de moer capim, mas demorou a conhecer o esporte paralímpico. O futsal sempre foi sua paixão, até que um treinador identificou sua aptidão para o atletismo aos 17 anos. Dois anos depois, já surge como um dos grandes nomes brasileiros na Rio 2016.

“Quando entrei no estádio e vi a empolgação da torcida, deu aquela alegria nas pernas. Corri aquela coisa que não estava nem respondendo mais. Apenas segui (risos). Fiquei muito feliz. Foi fruto de muito trabalho”, comemorou o fenômeno da Paraíba.

O que chama a atenção no paraibano não é só o talento inquestionável para correr, mas também a personalidade. A Paralimpíada do Rio é sua primeira grande competição, já que uma lesão o impediu de largar nas três provas em que estava previsto para o Mundial de Doha 2015. Meses antes, porém, já tinha dado mostras de seu talento ao levar o ouro nos 100m dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto.

Petrucio volta a pisar no Estádio Olímpico para consagração definitiva na manhã de domingo, quando disputa a final dos 100m às 10h45 (de Brasília), ao lado de Yohansson Nascimento. O jovem prodígio ainda lutará pelo ouro nos 400m T7 e no revezamento 4 x 100m rasos T42-47.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Wallace Pernambucano aparece no BID e vira opção no Treze-PB para duelo contra o Maracanã, pela Série D

2

Esporte

CBF adia jogos de times gaúchos por 20 dias; Botafogo-PB x São José está na lista

3

Esporte

Após derrota, técnico do Sousa alfineta o Treze-PB: “Quando valeu, a gente ganhou”

4

Esporte

Botafogo-PB domina o Remo, vence e se mantém invicto na Série C

5

Esporte

Treze bate o Sousa e lidera seu grupo na Série D com 100% de aproveitamento