Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Esporte

Editoria sobre Esporte ir para editoria →

Festa

Projeto Cultural 'Forró e Poesia' tem shows de Forró do Candeeiro, Antônio Costa e Evaldo Filho em João Pessoa

A festa acontecerá neste sábado (21), às 20h, no palco do Manga Rosa Arte Bar, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Os ingressos foram postos à venda pelo Sympla e na portaria do evento, ao valor de R$ 25,00. (Foto: Divulgação)

Por

O Projeto Cultural 'Forró e Poesia' terá shows de Forró do Candeeiro, Antônio Costa e Evaldo Filho. A festa acontecerá neste sábado (21), às 20h, no palco do Manga Rosa Arte Bar, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Os ingressos foram postos à venda pelo Symplae na portaria do evento, ao valor de R$ 25,00.

O legítimo forró pé de serra e a autêntica poesia popular, duas marcas registradas no Nordeste brasileiro, serão levados ao palco do Manga Rosa Arte Bar, dentro do Projeto 'Forró e Poesia', desenvolvido pelo jornalista e produtor cultural, Fernando Patriota.

As primeiras apresentações acontecem hoje. Mas a festa também acontecerá nos dias 4 e 18 de junho, sempre no Manga Rosa Arte Bar, localizado na Avenida Campos Sales, no Bessa, em João Pessoa.

O Forró do Candeeiro é uma versão compacta do Candeeiro Natural, uma banda  paraibana de reggae com elementos da música nordestina. O grupo vem com repertório do autêntico forró, na base de sanfona, triângulo e zabumba, além de canções próprias em versões atualizadas. Fundada por Gabriel Caminha, que tem o seu trabalho solo bastante difundido na Capital e interior da Paraíba, e por músicos os quais possuem em seus currículos outros projetos, tais como a Oxente Groove, ou já tocaram com outros artistas nordestinos tais como Lucy Alves e Os Três do Nordeste.

Tais integrantes uniram as suas musicalidades às de Gabriel Caminha e compõem atualmente a Candeeiro Natural. A partir de influências que vão de Luiz Gonzaga, Clube da Esquina à Bob Marley, a banda conta com um repertório autoral amplo e composições premiadas em concursos nacionais. As letras se misturam à sanfona, aos elementos percussivos, flauta e cordas, com o compromisso de resgatar os valores da cultura nordestina.

Natural de Guarabira-PB, o poeta Antônio Costa começou a cantar com 13 anos de idade, por incentivo do seu pai. Repentista de mão cheia, o cantador já participou e venceu vários congressos e se apresentou ao lado de grandes nomes do repente, a exemplo de Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Daudete Bandeira, Sebastião Marinho e José Saturnino, o “Andorinha”. Em outubro de 2001, Antônio Costa se apresentou no Programa Globo Rural, da Rede Globo, ao lado de Sebastião Marinho. Idealizador do Festival Nordestino de Repentista de Guarabira (Fenorgua), atualmente o poeta apresenta dois programas de rádio, na região de Guarabira: “Cultura da Nossa Terra e Viola a Sua Gente, além de ser presidente do Parnaso Recreativo da Poética Popular (Prepop).

Evaldo Filho, mais um poeta popular que estará na programação do Projeto “Forró e Poesia”, nasceu na cidade de Sumé-PB e foi batizado como Cleyson Silva Estendio, recebendo apenas posteriormente o “nome artístico” – que o deixou mais conhecido no universo da cantoria – em homenagem a seu pai, Evaldo Severino, também repentista e criador do projeto Calçada do Repente, um espaço destinado ao encontro de cantadores e admiradores dos versos improvisados em Sumé. Ouvindo, desde criança, o pai cantar e o acompanhando em eventos de cantoria com outros colegas, Evaldo Filho foi se interessando e aprendendo, até que ingressou na arte aos 18 anos e hoje, com 23, já se destaca na nova geração do repente. Além de poeta repentista, ele cursa graduação em Letras na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Ministério Público pede suspensão das partidas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro na Paraíba até julho

Ex-piloto Emerson Fittipaldi tem carros e troféus penhorados pela Justiça de São Paulo para pagamento de dívida com empresa de eventos

Botafogo da Paraíba vence Atlético-CE por 2 a 0 no Almeidão

Sousa perde para o Icasa por 2 x 1 e segue vice do Grupo 3 da Série D