
No discurso, fez referência ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à eleição presidencial do Brasil, citando de que lado seu irmão estaria. — Foto:Reprodução
Raí chamou a atenção durante o prêmio Bola de Ouro, da revista France Football. Ele subiu ao palco para apresentar o Prêmio Sócrates, que teve a primeira edição realizada em 2022. No discurso, fez referência ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à eleição presidencial do Brasil, citando de que lado seu irmão estaria.
— O Brasil tem uma importante decisão a tomar no fim do mês sobre o futuro da democracia no nosso país e todos sabemos do lado de quem Sócrates estaria — afirmou.
“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões e campeãs comprometidos”, afirmou um comunicado da revista France Football, que entrega a Bola de Ouro.
O prêmio vai reconhecer iniciativas a favor da inserção social, do desenvolvimento do meio ambiente ou da ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos, como por exemplo a mobilização em 2020 liderada pelo atacante inglês Marcus Rashford a favor de famílias britânicas desfavorecidas.
O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football devido ao compromisso do brasileiro com a “democracia corintiana”: em plena ditadura militar no Brasil, nos anos 1980, o Corinthians decidiu submeter ao voto dos jogadores e funcionários todas as decisões do clube.