Premier League

Reinventado na Inglaterra e cara nova na Seleção, João Gomes diz: “Sinto que posso ser protagonista”

João Gomes é candidato a melhor do mês na Premier League, volante relata dificuldades no início, celebra boa fase no Wolverhampton e se vê mais completo: "Roubavam a bola como se eu fosse criança"

João Gomes é uma das novidades de Dorival Júnior na Seleção — Foto: Pedro Martins / Foto FC

João Gomes é uma das novidades de Dorival Júnior na Seleção — Foto: Pedro Martins / Foto FC

Os dois gols marcados na vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham, fora de casa, justamente quando Dorival foi observá-lo, já eram um indício de que João Gomes está em um momento especial. Titular absoluto com o treinador nos tempos de Flamengo, o jovem de 23 anos vive o sonho de defender a Seleção e é uma das principais surpresas no time titular para pegar a Inglaterra, sábado, em Wembley.

Indicado para melhor jogador do mês de fevereiro na Premier League, João vê a oportunidade na Seleção chegar quando se sente mais à vontade em terras inglesas. O frio já não incomoda tanto mais, o idioma é mais agradável aos seus ouvidos, e a confiança vem de um processo de amadurecimento que demandou muita paciência:

Conhecido pela capacidade de marcação e ocupação de espaços nos tempos de Flamengo, João precisou também passar por um processo de remodelagem dentro de campo. Olhar para si próprio e reconhecer os pontos frágeis foi o primeiro passo para um volante que se diz mais completo e dinâmico.

 “Por ser mais forte, achava que eu ia aguentar todas as pressões no brasil. No início, muitas das vezes, por eu ser menos forte aqui, eles vinham e roubavam a bola como se eu fosse criança. Aos poucos, fui me posicionando melhor e fui vendo que só ter força não iria adiantar”, relatou.

O chamado de Dorival não foi o primeiro para defender o Brasil. Também na Data Fifa de março em 2023, o jogador recém-vendido aos Wolves esteve na lista de Ramon Menezes, mas não entrou em campo na derrota para o Marrocos. Experiência que João Gomes vê como determinante para deixá-lo mais à vontade:

“Eu já fui uma vez, então quebrei o gelo. Tirar a ansiedade de falar que estou na Seleção, de ver a recepção dos jogadores. Eu acho que na minha primeira convocação foi muito bom para quebrar o gelo da ansiedade. Hoje eu sinto que estou mais maduro, num melhor momento. Na vez que fui convocado, tinha acabado de sair do Brasil”, explicou.

Dias antes de se apresentar à Seleção, João Gomes falou do bom momento na Inglaterra, a relação com Dorival Júnior e do dia a dia no frio britânico às vésperas de se tornar pai pela primeira vez. Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jovem que será titular neste sábado, às 16h (de Brasília), contra a Inglaterra.

Você vive seu melhor momento justamente um ano depois de chegar à Inglaterra. Gols contra time grande, candidato a melhor do mês na Premier League… Isso diz muito sobre adaptação e se sentir mais à vontade tão longe de casa?

– Estou muito feliz. Tudo isso vem sendo feito por mim, mas tem muitas pessoas que impulsionam meu trabalho, que não aparecem. Meus amigos, empresários, que estão 24 horas comigo. Estou muito feliz com esse momento que estou passando. Parece algo completamente novo. Sinto que posso ser protagonista. Coisas que eram mais difíceis, pela barreira do idioma, do frio, na minha dificuldade de respirar, que você sente os pulmões. Sinto que estou mais maduro, pronto para dar mais um passo na minha carreira.

Qual a principal diferença que você identificou do Brasil para a Premier League?

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Inscrições para 5ª Pedalada Ambiental seguem abertas e evento acontece próximo dia 28 em João Pessoa

2

Esporte

Treze anuncia contratação do volante Jonathan Cabeça para a Série D

3

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 15, Botafogo-PB inicia venda para estreia como mandante na Série C contra o Caxias-RS

4

Esporte

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes

5

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D