Folha Online
Wimbledon, um dos quatro Grand Slams da temporada, começa nesta segunda-feira, mas até os próprios tenistas estarão de olho em outro gramado, a milhares de quilômetros ao sul da Inglaterra.
Com a Copa do Mundo ocorrendo simultaneamente, o assunto futebol é inevitável entre os tenistas em Londres. Comentários, palpites são feitos até via Twitter, como a da número 1 do ranking mundial Serena Williams.
A norte-americana reclamou do juiz de Mali que invalidou um gol legal dos Estados Unidos que impediu a virada sobre a Eslovênia. O jogo terminou 2 a 2.
Neste domingo, foi a vez do atual número 2 do ranking mundial, o suíço Roger Federer, entrar na onda da Copa na África do Sul.
Ele estreia contra o colombiano Alejandro Fallas nesta segunda-feira às 9h (de Brasília), enquanto que a Suíça irá enfrentar o Chile no Mundial às 11h.
"Talvez eu instalte uma pequena tela na quadra central para saber o resultado nas viradas dos games", brincou Federer. "Mas isto já aconteceu em outros momentos da minha carreira e da minha vida, como quando [a mulher] Mirka estava tendo nossos filhos", lembrou o suíço.
E se Federer quiser saber realmente quanto estará o duelo de seu país na Copa ele realmente terá que apelar para uma pequena televisão. Isto porque este ano a organização de Wimbledon avisou que não mostrará imagens de futebol em seus telões, justamente para não ver a atenção do público ir embora. Cornetas (ou vuvuzelas) também estão completamente banidas das quadras do Grand Slam.
O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, também palpitou sobre a Copa. "Muitos times estão jogando na defensiva e é muito difícil jogar contra equipes assim", disse ele, que elogiou os 4 a 0 da Alemanha sobre a Austrália, na primeira rodada, e as duas partidas da Argentina.
Já o americano Andy Roddick, vice em Wimbledon em 2009, disse que está aproveitando o Mundial de futebol para uma coisa: andar por Londres. "É impressionante como você pode andar rápido pela cidade quando a Inglaterra está jogando", finalizou.
Brasil
O único brasileiro que estará em quadra hoje será o gaúcho Marcos Daniel (108º do mundo), que irá enfrentar na primeira rodada o turco Marsel Ilhan (118º). Os dois nunca se enfrentaram em uma partida de um torneio de nível ATP.
O duelo nacional, o primeiro da história de um Grand Slam, deve acontecer na terça-feira entre Thomaz Bellucci (24º) e Ricardo Mello (92º).