Esporte

Zé Roberto admite dificuldade em substituir Fofão na seleção

Em meio ao desfile pelas ruas de São Paulo, nesta quarta-feira, festejando a medalha de ouro conquistada pela seleção feminina […]

Em meio ao desfile pelas ruas de São Paulo, nesta quarta-feira, festejando a medalha de ouro conquistada pela seleção feminina de vôlei nos Jogos de Pequim, o técnico José Roberto Guimarães reconheceu que terá dificuldades para substituir a levantadora Fofão, capitã do time na Olimpíada, que anunciou sua aposentadoria da equipe nacional.

Fofão estreou na equipe brasileira em 1991, participou de cinco Olimpíadas e foi um dos principais destaques da campanha do ouro nos Jogos de Pequim.

"Vai ser complicado. As jogadoras foram o coração e o corpo desse time, mas a Fofão foi a alma. E é complicado substituir a alma de um time", disse Zé Roberto em entrevista ao canal Sportv.

Reserva de Fofão na Olimpíada, Carol Albuquerque, 31, é a principal candidata à vaga de levantadora titular. Ela terá a concorrência das jovens Ana Tiemi, 20, e Dani Lins, 23.

Humildade

Com a conquista da medalha de ouro, Zé Roberto declarou que a seleção precisa ter os "pés no chão" e agüentar a pressão para não sofrer uma queda no desempenho.

"[Elas] Não podem achar que são as rainhas da cocada preta, porque não é isso. Tem que ter pé no chão e humildade. A gente tem que comemorar muito, mas com respeito. E treinar muito, porque agora a cobrança será maior", alertou o treinador, que também conquistou o título olímpico em 1992, dirigindo a seleção masculina.

Zé Roberto também falou sobre a reconstrução da equipe após os Jogos de Atenas-2004, quando a seleção foi eliminado de forma traumática pela Rússia, na semifinal da competição.

"O mais importante foi continuar trabalhando e não desistir. Esse grupo passou por situações difíceis depois de Atenas. O ano passado foi o mais difícil que encontramos, perdendo o Pan-Americano", disse o técnico, recordando a derrota para Cuba na final dos Jogos do Rio-2007.

"Sofremos uma desconfiança da torcida e da imprensa, o que era compreensível, porque não conseguimos fechar o jogo estando na frente", analisou o técnico.

"Acho que nós merecemos [o ouro] porque fizemos um trabalho bem planejado e detalhado. No momento certo, na Olimpíada, conseguimos ter nossas melhores opções", concluiu Zé Roberto.

Folha

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Botafogo-PB joga bem, vence o Ituano fora de casa e se afasta do Z-4 da Série C

2

Esporte

Namoro com contrato: Endrick, jogador do Real Madrid, se casa com influencer

3

Esporte

Botafogo-PB: Reniê ganha oportunidade com Evaristo Piza e trata afastamento como ‘assunto encerrado’

4

Esporte

Botafogo-PB empresta meia Guilherme Santos ao Avaí até o fim da temporada

5

Esporte

Botafogo-PB anuncia contratação de Gui Sales para reta final da Série C do Brasileiro