Futebol

Zouma perde patrocínio da Adidas, é multado pelo West Ham e tem gatos apreendidos após vídeo de agressão a um deles

Empresa de seguros também desiste de apoiar o clube inglês depois da divulgação das imagens em que zagueiro chuta e dá um tapa em um de seus felinos de estimação.

Zouma perde patrocínio da Adidas, é multado pelo West Ham e tem gatos apreendidos após vídeo de agressão a um deles

Zouma teve os dois gatos levados. — Foto:TONY OBRIEN / REUTERS

Depois de ser denunciado à Justiça da França por uma instituição protetora de animais, o zagueiro Kurt Zouma, do West Ham e da seleção francesa, enfrenta outras consequências da divulgação, pelo jornal “The Sun”, do vídeo em que aparece agredindo um de seus gatos. Nesta quarta-feira, de acordo com a imprensa britânica, ele perdeu o patrocínio da Adidas. “Concluímos nossa investigação e podemos confirmar que Kurt Zouma não é mais um atleta contratado pela Adidas”, diz uma nota da empresa.

A Vitality já havia desistido de apoiar o clube inglês, motivada pelas imagens chocantes em que Zouma chuta e dá um tapa no animal, filmadas em sua mansão, na Inglaterra, e postadas por seu irmão Yoan no Snapchat. Uma declaração da companhia de seguros e investimentos, revelada por Simon Stone, jornalista da “BBC”, diz: “Ficamos muito angustiados com o vídeo que vimos de Kurt Zouma. Na Vitality, condenamos a crueldade animal e a violência de qualquer tipo. Estamos muito desapontados com o julgamento posteriormente demonstrado pelo clube em resposta a este incidente. Como tal, estamos suspendendo nosso patrocínio ao West Ham United com efeito imediato. Agora estaremos mais engajados com o clube para entender quais ações eles tomarão para resolver a situação”.

Na terça-feira, o zagueiro de 27 anos foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Watford, pela Premier League, para desagrado dos torcedores – foi vaiado pelas duas torcidas – e patrocinadores. Em nota, a Experience Kissimmee, empresa de turismo da cidade de Kissimmee, na Flórida (Estados Unidos), prometeu reavaliar a parceria: “É triste saber que um jogador como Kurt Zouma foi titular no jogo desta noite. Enquanto aguardamos esclarecimentos do West Ham, vamos reavaliar nosso relacionamento e patrocínio ao clube”.

Depois das reações negativas, Zouma foi multado pelo West Ham em 250 mil libras (R$ 1,76 milhão) – o equivalente a duas semanas de salário – e suspenso da equipe, informam os jornais da Inglaterra. Ele não enfrentará o Leicester, domingo.

“O jogador aceitou imediatamente a multa, que será doada para instituições de caridade de bem-estar animal”, explicou o clube em nota: “O West Ham United gostaria de reiterar nossa condenação às ações de Kurt e deixar claro que o assunto continua a ser tratado com a máxima seriedade”.

Também nesta quarta-feira, segundo a imprensa do país, os dois gatos do jogador foram apreendidos pela Sociedade Real de Prevenção à Crueldade contra Animais (RSPCA, na sigla em inglês), que trabalha em conjunto com a polícia de Essex no caso. Eles passaram por exames de check up em uma clínica veterinária e permanecerão sob os cuidados da entidade até a conclusão da investigação.

— Ficamos gratos a todos que expressaram preocupação pelo bem-estar desses gatos. Estamos tratando disso desde que o vídeo viralizou e seguimos com a investigação — afirmou um porta-voz da RSPCA após a apreensão.

Além disso, mais de 120 mil pessoas assinaram uma petição pedindo que Zouma seja processado e proibido de manter animais.

Na segunda-feira, após o vídeo viralizar, o clube emitiu um comunicado: “O West Ham United condena sem reservas as ações de nosso jogador, Kurt Zouma, no vídeo que circulou. Falamos com Kurt e vamos tratar do assunto internamente, mas gostaríamos de deixar claro que não toleramos de forma alguma a crueldade contra os animais”.

Zouma também disse estar arrependido de seus atos, por meio de uma nota: “Quero me desculpar por minhas ações. Não há desculpas para o meu comportamento, do qual me arrependo sinceramente. Também quero dizer a todos que ficaram chateados com o vídeo o quanto lamento profundamente. Gostaria de assegurar a todos que nossos dois gatos estão perfeitamente bem e saudáveis. Eles são amados e queridos por toda a nossa família, e esse comportamento foi um incidente isolado que não vai acontecer novamente”.

O zagueiro já havia sido denunciado à Justiça francesa pela La Fondation 30 Millions d’Amis (A Fundação dos 30 Milhões de Amigos), uma das principais instituições que atua na proteção de animais na França. Mesmo que o vídeo tenha sido filmado na Inglaterra, a legislação da França permite a denúncia de atos que ocorram fora de seu território.

Pelas regras de proteção animal do país, caso a promotoria abra uma investigação e o jogador seja condenado, pode pegar até quatro anos de prisão e ser multado em cerca de 60 mil euros (R$ 360 mil). O caso tem como agravante o fato de a agressão ter sido pública.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

2

Esporte

Departamento Médico do Botafogo-PB atualiza situação dos atletas; veja detalhes

3

Esporte

Com mandato até outubro de 2025, Suélio Félix renuncia à presidência do Nacional de Patos

4

Esporte

Sousa anuncia o técnico Leandro Sena para a sequência de 2024

5

Esporte

Com três vitórias em quatro jogos, Botafogo-PB tem seu melhor início na Série C desde 2003