
Manoel Gomes, do hit Caneta Azul, ganhou declaração após assumir namoro: 'Grande homem' — Foto:Reprodução/Instagram
Manoel Gomes, famoso pelo hit “Caneta azul,” continua no centro de uma controvérsia que envolve sua vida amorosa. Depois de Maria Reis, empresária e cirurgiã-dentista do Tocantins conhecida também como Maria do Jalapão, expressar seu afeto por ele nas redes sociais, na última terça (3), Manoel sentiu a necessidade de esclarecer a situação. Na quarta-feira (4), ele negou veementemente ser namorado ou noivo dela e compartilhou detalhes sobre o breve relacionamento deles, citando que ficou incomodado pelas diversas perguntas sobre quem administrava seus bens, suas contas bancárias e suas redes sociais, o que levou ao término.
Maria, porém, não demorou a responder à declaração de Manoel. Nesta quinta-feira (5), ela afirmou que foi enganada pelo ex.
“Fui enganada e vocês também. Só não falo nada porque não tenho advogado. Mas vocês podem comentar”, disse ela, ao postar um vídeo em que Manoel diz que encontrou nela a mulher de sua vida.
Nos stories, ela questionou o ex:
“Então eu sou farsa, era jogada de marketing, sou interesseira? Manoel Gomes, você enganou eu e o Brasil todo. Você acha que isso é bonito? Vira homem! Esqueceu de todos os seus vídeos…”, disse ela, que completou: “Esse é o mesmo que postou tudo do noivado e outros momentos… Estelionatário sentimental, né? Estou sem entender nada”.
Na quarta-feira (4), Maria já tinha aparecido nas redes sociais emocionada, compartilhando sua perspectiva sobre a história: “Gente, eu simplesmente não tenho condições de falar agora. Um cara que me jogou na mídia como noiva, ligou para minha mãe, minhas amigas, todo mundo, está me fazendo passar de palhaça, interesseira, farsa, marketing. Eu preciso tomar remédio, eu estou sozinha. Minha família está longe, no Jalapão, moro sozinha em Palmas. Não tenho estrutura psicológica para falar com vocês agora”, desabafou Maria.
Entenda o caso
O que inicialmente parecia ser uma história de amor contagiante entre os dois rapidamente se transformou em um cenário de polêmicas, quando Manoel Gomes compartilhou detalhes sobre os dias que passou com Maria em sua casa. Ele alegou que Maria fez uma série de perguntas intrusivas sobre sua vida pessoal, incluindo sobre suas finanças e contas bancárias. Manoel esclareceu que comprou duas alianças, não como um compromisso de noivado, como havia sido insinuado, mas como uma demonstração de carinho.
“Estão rolando umas notícias falando que eu estava noivo da Maria. Negativo. Eu não estava noivo dela e nem estou. Ela passou quatro dias na minha casa para a gente se conhecer, pela primeira vez. Ela chegou com muita pergunta, me perguntando o que eu tinha de bens, quem mexia nas minhas redes sociais, nas minhas contas bancárias. Eu disse que era eu. No quarto dia depois que ela chegou, ela queria saber de tudo da minha vida, do que eu tinha. Ela pediu para eu comprar uma aliança de namoro, eu comprei uma pra mim e uma pra ela. Mas não era de noivado”, esclareceu Manoel.
O relacionamento, que havia sido anunciado apenas alguns dias antes, já perto do fim de setembro, deteriorou-se rapidamente devido às perguntas insistentes de Maria, segundo Manoel, levando-o a se afastar dela. Ele deixou claro que não deseja continuar com o relacionamento.
“Ela foi embora. Como ela estava com muitas perguntas sobre o que eu tinha, eu me afastei dela. Eu não quis mais nada com ela. Ela passou quatro dias na minha casa, mas foi embora. Desejo tudo de bom para ela e para a família dela”, finalizou ele.
Essa reviravolta na história gerou debates intensos nas redes sociais, com alguns seguidores questionando a autenticidade do relacionamento e sugerindo que poderia ter sido uma jogada de marketing. No entanto, de acordo com a assessoria de Manoel Gomes, o casal já vinha se relacionando há algumas semanas antes de oficializar o namoro.
Maria Reis, também conhecida como Maria do Jalapão, é uma cirurgiã-dentista especializada em harmonização facial e empresária no setor de turismo no Tocantins. Já Manoel Gomes, natural do Maranhão, ganhou notoriedade em 2019 com seu sucesso viral “Caneta Azul”. Desde então, ele conquistou quase 6 milhões de seguidores nas redes sociais e sua música foi reinterpretada por diversos artistas do cenário musical, como Wesley Safadão e Simone Mendes.
O que é estelionato sentimental?
O termo usado por Maria do Jalapão para falar de Manoel Gomes também foi escolhido pela ex-BBB e apresentadora Ana Paula Renault nas redes sociais, que descobriu que seu então namorado era casado. Durante o desabafo, Ana Paula mencionou o “estelionato sentimental”.
De acordo com a advogada especialista em direito de família Bruna Rinaldi, não há na lei penal uma tipificação própria para o estelionato sentimental, mas ele acaba se enquadrando na previsão normativa do artigo 171 do Código Penal. Hoje, o judiciário só leva em conta o objetivo de tirar da vítima recursos financeiros. A pena aplicada é a mesma prevista para o crime de estelionato: reclusão de um a cinco anos, e multa. Em alguns casos, pode acontecer o aumento dessa pena, passando para quatro a oito anos, e multa.
— Denomina-se como estelionato sentimental o crime de estelionato quando uma das partes envolvidas em um relacionamento é alvo de um golpe, no qual o agente, na verdade, tem a intenção de explorar a confiança e o suposto vínculo emocional que possui com a vítima. O estelionatário se aproveita da confiança construída para obter ganhos financeiros, em violação à boa-fé objetiva. A vítima, acreditando no afeto e no relacionamento construído, acaba entregando-lhe recursos em troca de promessas futuras ou de um relacionamento mais sério — explicou Bruna à repórter Mari Teixeira, em reportagem publicada nesta quinta-feira (5) pelo site do jornal O Globo.
É essencial que existam fotos do casal para comprovar a relação, prints de conversas, trocas de e-mails, extrato de transferências bancárias, comprovante de pagamento de boletos, testemunhas que possam confirmar o caso e se houver, o boletim de ocorrência. Segundo advogados que avaliaram o caso da ex-BBB Ana Paula, a situação dela não seria tipificada como estelionato.