Se existe uma marca italiana que exala esportividade (e não seja a Ferrari) se chama Alfa Romeo. A tradicional fabricante voltou ao mercado norte-americano depois de longa ausência, e escolheu Detroit para o lançamento mundial do 4C Spider, a versão aberta do pequeno carro esporte de motor central. Com fibra de carbono na estrutura de cabine (e até na armação do para-brisa) e alumínio no chassi, o baixo peso favorece o desempenho do motor turbo de 1,75 litro, que produz potência de 240 cv e torque de 35,7 m.kgf: a Alfa anuncia 0-96 km/h em 4,1 segundos e máxima de 258 km/h.
Como o cupê do qual foi derivado, o 4C Spider tem câmbio automatizado de dupla embreagem, seletor de modos de condução (com os programas All-Weather para pisos de baixa aderência, Natural, Dynamic e Race, ou corrida) e assistente para arrancada rápida. Entre as opções disponíveis estão três tipos de escapamento, rodas dianteiras de 18 pol e traseiras de 19 pol em alumínio forjado, pacote Track com suspensão mais firme e capota de fibra de carbono.