Paraíba

Golpistas cobram taxas irregulares deproprietários rurais na Paraíba

A superintendência do Incra recebeu a denúncia de que, no interior da Paraíba, estão cobrando até R$ 80,00 para emissão do certificado.

A superintendência do Incra, na Paraíba, alerta aos proprietários rurais e posseiros que não cobra, nem autoriza ninguém a estipular nenhum tipo de taxa pelo serviço de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural pela Internet (CCIR). O superintendente regional, Marcos Faro, destaca que o serviço foi implantado no dia 14 de dezembro de 2009, no site do Incra (www.incra.gov.br) para que todos tenham acesso gratuito.

A recomendação do Incra é que o cidadão que não tiver acesso à internet deve se dirigir à Unidade de Cadastramento Rural Municipal de sua cidade. Se preferir, pode procurar a Sala da Cidadania da Superintendência, em João Pessoa. A superintendência do Incra recebeu a denúncia de que, no interior da Paraíba, estão cobrando até R$ 80,00 para emissão do certificado. “Isso é uma exploração. A emissão é de graça. E mesmo que alguém cobre pelo uso da internet, o valor jamais chegaria a essa quantia”, alerta o superintendente, Marcos Faro.

A única taxa que existe, já tem o valor no documento e é referente à manutenção de dados cadastrais. Deve ser paga nas agências ou terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal. Marcos Faro anunciou que se alguém estiver aplicando os golpes em nome do Incra, as pessoas lesadas devem formalizar a denúncia na superintendência, para que as providências sejam tomadas junto a justiça federal.

Antes, o CCIR era emitido apenas nas superintendências do Incra e nos municípios conveniados, nas Unidades Municipais de Cadastro. Mas, com a modernização implantada pelo Incra, o CCIR pode ser obtido pela Internet em qualquer parte do país, como forma de democratização da acessibilidade e para facilitar a vida dos proprietários rurais e posseiros. Marcos Faro lembra que o CCIR é indispensável para a realização de qualquer transação imobiliária e é exigido até para tomada de empréstimos em bancos.

Para emitir o CCIR, basta acessar o site do Incra www.incra.gov.br <http://www.incra.gov.br/> e acionar o botão “Emissão do CCIR via web 2006/2007/2008/2009”. Será aberta uma tela, automaticamente, onde deverão ser digitados os dados pessoais e de identificação do imóvel rural. Depois disso e só seguir os próximos passos para obter o documento. Para obter esse serviço via on-line é necessário ter visualizador de PDF, navegador Internet Explorer 6.0, ou superior, e impressora. O certificado pode ser impresso em papel comum.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

UFPB: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%

2

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

4

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

5

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba