Xbox aprimorado

Especificações técnicas do Project Scorpio são reveladas

Desde a revelação do Project Scorpio, versão mais poderosa do Xbox One, foram poucos os detalhes dados em relação às suas especificações técnicas, com exceção de alguns vazamentos e rumores.

Nesta quinta-feira (6) conforme prometido, o Digital Foundry, divisão do site Eurogamer especializada em tecnologia, divulgou uma leva extensa de informações técnicas do novo console.

A começar pelo processador, o Scorpio conta com chipset de oito núcleos x86 2.3 GHz em comparação ao processador Jaguar de oito núcleos 1.75 GHz do Xbox One, o que representa um aumento de 30% em velocidade. Quanto à memória, a nova plataforma conta com 12 GB GDDR5, em contraste com 8 GB DDR3 do One.

Em termos de processamento gráfico, o Scorpio tem 40 unidades customizadas com clock speed de 1172 MHz, algo que a Digital Foundry afirma ser notavelmente alta para um console. Em comparação ao Xbox One, o Scorpio é 4,6 vezes mais poderoso em termos gráficos.

Segundo a análise do site, o que mais importa é a memória disponível. São 4 GB reservados para o sistema e jogos podem aproveitar de 8 GB para funcionar. Isso significa que texturas de alta qualidade e resolução são renderizadas muito melhor e mais rápido, o que vai ajudar no objetivo da Microsoft em rodar games a 4K.

A banda de memória do Scorpio é de 326 GB/s, sendo que o One com DDR3 conta com 68 GB/s num máximo potencial de 204 GB/s (e o Xbox One S atinge 219 GB/s). O novo membro da família Xbox conta com 1 TB de armazenamento interno e leitor de discos Blu-ray 4K UHD.

Foi divulgada uma tabela comparativa entre o Project Scorpio, o Xbox One e o PlayStation 4 Pro

O Digital Foundry viu o novo console rodando uma demonstração técnica de Forza com base no motor gráfico de Forza Motorsport 6, com o número máximo de carros na tela em circuito com clima dinâmico e todos os efeitos no máximo – segundo o site, esta demonstração foi feita em 4K “em perfeitos 60 quadros por segundo”.

“Para o Xbox One fazer isso em 1080p é necessário uso de 90% do poder do console. O Scorpio estava usando apenas 60-70% de seus recursos para rodar a demo.”

Com essa informação, o Digital Foundry especula que o Scorpio “tem potencial não só para rodar games de Xbox One em 4K com taxa de quadros estável, como também tem poder de sobra para melhorar os gráficos ainda mais”. Contudo, o site aponta que os resultados são variáveis dependendo do motor gráfico de cada jogo, mas o potencial está ali.

Concluindo, o Digital Foundry afirma que o Scorpio “vai rodar todos os games de Xbox One com desempenho muito melhor, independente se os games vão receber atualizações voltadas para 4K/modos melhorados ou não. Os games vão aproveitar de taxa de quadros mais estáveis e a maior resolução possível em todos os momentos, texturas mais bonitas e tempos de carregamento mais rápidos”.

Quanto a preço, nada oficial foi revelado até então, mas considerando as peças utilizadas para montar o Scorpio, o Digital Foundry especula que o console saia por volta de US$ 499.

A existência do Project Scorpio foi revelada originalmente durante a E3 2016 na conferência da Microsoft. Na ocasião, o chefe da divisão Xbox na empresa, Phil Spencer, disse que o console faz parte da família Xbox One, ou seja, uma versão aprimorada do mesmo videogame.

Desde então os detalhes da plataforma foram esparsos. O executivo disse que o preço do Project Scorpio “não será preocupante” e que jogadores não precisam se preocupar com “um novo Xbox a cada dois anos”.

A Microsoft pretende lançar o Project Scorpio durante o segundo semestre de 2017. Mais informações sobre o videogame certamente serão reveladas durante a conferência da empresa na E3 2017, que acontecerá em 11 de junho às 18h (horário de Brasília).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]