Natureza

VÍDEO: Mãe e filhote de jubartes são flagrados saltando em praia do Nordeste

A imagem da mãe e do filhote foi divulgada pelo Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN).

baleias jubartes, rio grande do norte, mãe

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/Redes sociais PROMMARN)

Uma mãe e um filhote de baleias jubarte foram flagrados saltando em uma praia do litoral sul do Rio Grande do Norte. Eles foram filmados nessa quarta-feira (10). A mãe e o filhote chamaram a atenção de quem estava em alto mar, após um show de vários saltos, como observado pelo ClickPB.

A imagem da mãe e do filhote foi divulgada pelo Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN). O projeto faz, todo ano, o monitoramento das baleias pelo Rio Grande do Norte.

Antes de irem ao Litoral potiguar, as baleias estavam na região de Fernando de Noronha. As jubartes se instalam no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba para reprodução e amamentação dos filhotes, segundo informou o PROMMARN ao ClickPB. Elas ficam na região entre julho e a primeira quinzena de novembro, quando começam a migrar para a Antártida, que é a sua área de alimentação.

Como publicado pelo ClickPB, o PROMMARN realiza expedições científicas abertas ao público para visitação das baleias. Na expedição, é cobrada uma taxa para custear o aluguel da embarcação, compra do óleo diesel e pagamento da tripulação.

O local de embarque e desembarque será na Praia de Pirangi. As expedições acontecerão nos sábados e domingos, entre às 7h da manhã e às 14h, nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho e 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto. Serão 12 vagas por viagem e para pessoas com idade entre 12 e 65 anos. O custo será de R$ 125 por pessoa, com pagamento antecipado via Pix para o PROMMARN.

Jubartes pelo Nordeste

A chegada das Jubarte já faz parte do calendário do turismo de alguns estados no nordeste, como na Bahia, entre os meses de julho e novembro. As jubarte deixam as águas frias do Hemisfério Norte, e se dirigem para o Litoral Brasileiro, preferencialmente no Nordeste.

As águas mais quentes estão entre o Extremo Sul da Bahia até próximo a Sergipe, passando pelo litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com temperatura ideal para reprodução da espécie.

Veja abaixo o vídeo da mãe e o filhote:

COMPARTILHE

Bombando em meio ambiente

1

meio ambiente

Projeto instala placas sobre risco de atropelamento de Peixe-Boi-Marinho em praias de Cabedelo

2

meio ambiente

João Pessoa registra 212,6 milímetros de chuvas em 24h; bairros ficaram alagados, árvores caíram e transporte foi afetado

3

meio ambiente

Chuvas fortes causam deslizamento de terra na lateral de igreja histórica, em Lucena

4

meio ambiente

CHUVAS: Grande João Pessoa tem dia de caos com ruas alagadas, trânsito lento e desvios

5

meio ambiente

Alerta vermelho: João Pessoa enfrenta chuva intensa com riscos de deslizamentos e alagamentos