Magnitude 7,2

Acidente de helicóptero deixa dois mortos após terremoto no México

O ministro do Interior do país e o governador de Oaxaca estavam no helicóptero e sobreviveram ao acidente.

Acidente de helicóptero deixa dois mortos após terremoto no México

O tremor teve 225 réplicas, disse o serviço nacional de sismologia — Foto:YURI CORTEZ/ AFP

O México reviveu na tarde de sexta-feira seu pior pesadelo. Um novo tremor sacudiu parte do país às 17h39 (21h39 de Brasília). Quase cinco meses depois do terremoto de 19 de setembro que deixou mais de 300 mortos somente na capital, a Cidade do México voltou a balançar durante vários segundos. 

Duas mortes foram relatadas após a queda de um helicóptero militar que avaliava os danos causados pelo terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o México nesta sexta-feira à noite. 

O ministro do Interior do país e o governador de Oaxaca estavam no helicóptero e sobreviveram ao acidente. Quase um milhão de lares e empresas ficaram sem eletricidade na capital e no sul do país.

Pelo menos duas pessoas morreram quando um helicóptero que transportava o ministro do Interior do México e o governador de Oaxaca caiu enquanto tentava aterrissar após avaliar danos causados pelo terremoto, disseram autoridades. Os altos funcionários sobreviveram.

Pelo menos 50 casas foram danificadas no estado de Oaxaca, que, junto com a Cidade do México, ainda estão sofrendo terremotos que causaram danos generalizados em setembro. O epicentro estava a cerca de 145 quilômetros do resort de Puerto Escondido, em Oaxaca, e tinha uma profundidade de 24,6 quilômetros, segundo o US Geological Survey.

O tremor teve 225 réplicas, disse o serviço nacional de sismologia, e causou pânico generalizado. Na Cidade do México, o alarme sísmico soou 72 segundos antes dos tremores serem sentidos, disse o prefeito Miguel Angel Mancera, dando à população pouco tempo para fugir para as ruas.

A cidade de Jamiltepec, em Oaxaca, pareceu ter tido o impacto mais pesado no sul, com 50 casas danificadas junto com uma igreja e edifício do governo, disse a agência de proteção civil do estado. Pacientes foram evacuados de um hospital lá e de outro na cidade vizinha de Putla Villa de Guerrero.

Em uma estrada local, um incêndio aconteceu quando dois cabos elétricos de alta tensão se tocaram.

Cerca de 100 mil pessoas em Oaxaca ficaram sem eletricidade, disse o governador do Estado.

Tremores foram sentidos até na Guatemala     

Na Cidade do México, os edifícios altos balançaram por mais de um minuto quando os alarmes sísmicos tocaram, com estruturas mais antigas no sofisticado bairro de Condesa se tocando, e algumas fissuras aparecendo no gesso e na pintura.

O vulcão Popocatepetl ao sul da capital enviou uma coluna de cinzas de um quilômetro ao céu, disse a agência de prevenção de desastres do México.

El País divulgou vídeo mostrando os momentos de terror durante o terremoto:

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia