Publicação

“Quando acontecer um acidente, não culpe os socorristas”, publica Agência de Busca e Resgate da Indonésia após críticas de brasileiros

Mensagem foi compartilhada no Instagram junto com fotos da operação de resgate do corpo da brasileira.

"Quando acontecer um acidente, não culpe os socorristas", publica Agência de Busca e Resgate da Indonésia após críticas de brasileiros

A Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas) compartilhou em seu perfil oficial no Instagram cenas da operação de içamento do corpo da brasileira Juliana Marins, encontrada morta nesta terça-feira (24), após 4 dias de buscas.

Em um dos stories havia a seguinte legenda:

“Fazer trilha até o Monte Rinjani é um esporte de turismo extremo. Tenha respeito e conheça seus limites. Quando acontecer um acidente, não culpe os socorristas sem entender o que eles passam.”

Não foi uma publicação original do @sar_nasional, mas um “repost” do @swarataufik. Não se sabe se esse usuário é socorrista ou se fez parte da equipe no Monte Rinjani.

A republicação do conteúdo ocorreu em meio às críticas de brasileiros nas redes sociais de órgãos oficiais da Indonésia.

Em muitas publicações, há acusações de negligência no caso de Juliana, já que sua família havia feito apelos para seu resgate desde o primeiro dia do acidente. Nas redes sociais da agência, centenas de brasileiros deixaram críticas à estrutura do país em ocorridos como o da jovem.

“Juliana caiu a 300 metros e estava viva! Vocês a deixaram por 4 dias sem socorro! Esperaram fumando e sentados, como vimos em diversos vídeos enquanto ela morria!”, diz uma.

“Não vão a países que não se preocupam com a vida de seus visitantes (…), a obrigação é ter um plano de resgate, tem drones que carregam até 25quilos, inadmissível lucrarem e não terem o mínimo de respeito aos seus visitantes!”, falou outra.

“Quatro dias! Uma negligência absurda por parte das autoridades da Indonésia. O Brasil tem muitos problemas, mas jamais veríamos esse nível de descaso com uma vida humana. Aqui, uma operação de resgate teria começado no mesmo dia. É inadmissível que em pleno 2025, com toda a tecnologia e informação disponível, a resposta de um país com tanto turismo internacional seja tão lenta, fria e desumana”, pontuou mais uma.

A brasileira Juliana Martins caiu durante uma trilha ao vulcão Rinjani, em Lombok, na madrugada do sábado (21). Equipes de resgate da Indonésia encontraram o corpo da jovem já sem vida nesta terça-feira (24).

Com informações Terra e g1

Leia mais sobre o caso

Brasileira cai durante trilha a vulcão e aguarda resgate na Indonésia

Brasileira desaparecida há três dias em acidente no vulcão da Indonésia foi encontrada, diz família

Custos com translado para trazer corpo de brasileira morta na Indonésia é da família, diz Itamaraty

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Cabo Gilberto busca justificar articulações de Eduardo Bolsonaro: “ele está desesperado, ele não quer que o Brasil seja prejudicado”

2

Mundo

Beto Explica: Guerra na Ásia! Tailândia e Camboja entram em conflito armado na fronteira

3

Mundo

Governadores caíram “na real” sobre tarifaço, diz Haddad

4

Mundo

Após ameaças de Trump, Lula propõe a presidente do México ampliar acordo comercial entre os países

5

Mundo

Homem come banana avaliada em R$ 33 milhões exposta em museu