Mundo

Alemanha faz ‘shows-pesquisa’ para estudar multidões e covid-19

Pesquisadores querem entender efeitos do coronavírus em plateias lotadas.

Alemanha faz 'shows-pesquisa' para estudar multidões e covid-19

O show foi apelidado de Restart-19 e criado para "investigar as condições para que esses eventos possam ser realizados apesar da pandemia", segundo os pesquisadores. — Foto:Reprodução

Três shows de música pop foram realizados neste sábado na Alemanha para permitir que cientistas estudem os riscos de se realizar eventos com multidões em espaços fechados durante a pandemia.

Cerca de 1,5 mil voluntários entre 18 e 50 anos participaram da série de três “shows-pesquisa” em Leipzig, feito pela universidade Halle. O cantor Tim Bendzko tocou em todos os três shows.

O responsável pelo estudo, Stefan Moritz, disse que ficou “muito satisfeito” com a forma como a experiência foi conduzida.

O estudo é feito em um momento em que a Alemanha registra o maior número de infecções por covid-19 desde o final de abril.

Mais de 2 mil casos foram registrados nas últimas 24 horas, totalizando 232.082 casos, segundo o instituto Robert Koch.

O show foi apelidado de Restart-19 e criado para “investigar as condições para que esses eventos possam ser realizados apesar da pandemia”, segundo os pesquisadores.

Cientistas planejaram três cenários diferentes para os 4 mil visitantes do Quarterback Immobilien Arena de Leipzig ao longo do sábado.

O primeiro show tentou simular um evento antes da pandemia; o segundo teve mais medidas de higiene e distanciamento social; e o terceiro teve metade do número de pessoas com cada pessoa a 1,5 metros de distanciamento.

Os primeiros resultados do estudo devem ser publicados em outubro.

Todos os shows tiveram entrada e saída do público na arena “para retratar o comportamento do espectador da forma mais realista possível”.

Todos os participantes foram testados para covid-19 e receberam máscaras e aparelhos que medem o distanciamento social.

Os pesquisadores usaram sprays fluorescentes para descobrir quais superfícies serão mais tocadas.

O projeto recebeu mais de um milhão de dólares dos Estados de Saxônia-Anhalt e Saxônia com o objetivo de ajudar organizadores de eventos a retomarem shows e jogos esportivos com dados mais realistas.

“A pandemia do coronavírus está paralisando a indústria de eventos”, disse o secretário de Economia e Ciência da Saxônia-Anhalt, Armin Willingmann.

“Enquanto houver risco de infecção, shows grandes, feiras comerciais e eventos esportivos não podem ser realizados. É por isso que é importante descobrir quais condições técnicas e organizacionais poderiam minimizar os riscos.”

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento