América Latina

Argentina recomenda sexo virtual como medida de distanciamento social contra o coronavírus

Ministério da Saúde da Argentina fez recomendações de como ter sexo seguro em tempos do novo coronavírus.

Argentina recomenda sexo virtual como medida de distanciamento social contra o coronavírus

Homem passa por cartaz com a mensagem ‘fique em casa’, que é uma medida preventiva contra a propagação da Covid-19, em Buenos Aires, na Argentina, na segunda-feira (30) — — Foto:Agustin Marcarian/Reuters

O Ministério da Saúde da Argentina fez recomendações de como ter sexo seguro em tempos do novo coronavírus. Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (17), as autoridades locais recomendaram o sexo virtual como uma alternativa para manter o distanciamento social.

“O distanciamento social é a medida mais efetiva de prevenção ao coronavírus. Então, quando falamos de distanciamento é importante evitar o contato cara a cara e isso inclui encontros sexuais com pessoas que não convivemos”, explicou José Barletta, médico infectologista.

LEIA MAIS: Buenos Aires anuncia multas de até R$ 6,2 mil para quem não usar máscaras

O médico recomendou alternativas virtuais, como: as videos chamadas e o sexting (sexo por mensagens). A respeito do sexo casual, o médico não indica que seja feito neste momento. “Existem muitos aplicativos para conhecer pessoas que podem continuar a serem utilizados mas neste momento, é melhor evitar encontrar pessoalmente”.

LEIA MAIS: Escritor chileno Luis Sepúlveda morre de covid-19 na Espanha

Barletta afirmou que o que se sabe até agora é que o coronavírus se transmite pelas gotículas que expelimos quando falamos, tossimos ou espirramos. “Há poucas informações se o vírus é eliminado pelo sêmen ou pelas secreções da vagina ou do ânus. Sim, pode-se transmitir com os beijos e é muito provável que também seja transmitido via sexo oral ou anal”.

O infectologista recomendou o uso de preservativos e, também, que as pessoas evitem manter relações sexuais com quem tenha sintomas, mesmo que seja uma relação estável.

“Lavar as mãos é uma maneira eficiente de evitar ser contaminado. É importante fazer depois da masturbação, das relações sexuais e do sexo virtual. Também é recomendável a limpeza dos teclados, celulares e brinquedos sexuais, mesmo que não tenha sido partilhado com outras pessoas”, disse José Barletta, médico infectologista.

LEIA MAIS: Mulher declarada morta é salva após se mexer dentro de saco para cadáveres em funerária

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano