América Latina

Autoridades da Argentina monitoram ao menos 6 nuvens de gafanhotos

Nuvem mais próxima ao Brasil foi praticamente eliminada e oferece poucos riscos às lavouras.

Autoridades da Argentina monitoram ao menos 6 nuvens de gafanhotos

Outras 5 nuvens se encontram no norte argentino e não devem chegar em território brasileiro nesta semana. — Foto:Reprodução

Técnicos do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina monitoram pelo menos 6 nuvens de gafanhotos espalhadas pelo país.

Segundo Hector Medina, responsável do Senasa pelo monitoramento dos insetos, das 6 nuvens, 1 já está controlada – que é a que está mais próxima do Brasil.

A última nuvem a chegar em território argentino, assim como as outras, entrou pelo Paraguai neste fim de semana. A concentração está localizada no norte argentino, e os insetos continuam longe do Brasil, a uma distância de cerca de 900 km.

Situação das nuvens

Das 6 nuvens, apenas uma – a primeira – está mais próxima do Brasil, a cerca de 90 km do Rio Grande do Sul, porém os argentinos já eliminaram mais de 80% dos insetos após a aplicação de agrotóxicos. Hoje, o potencial de estrago dela é baixo e o provável destino da nuvem é o Uruguai.

Agora, a que mais preocupa é uma de 20 km², que tem aproximadamente 800 milhões de gafanhotos, também localizada ao norte da Argentina.

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas fizeram projeções que indicam que essas outras 5 nuvens estão no norte da Argentina e não devem chegar ao Brasil nesta semana.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano