Perigo

Furacão Beryl chegará muito mais forte à Jamaica nas próximas horas após deixar 7 mortos no Caribe

Beryl é o primeiro na categoria 5 a atingir o Caribe em um mês de junho. Furacão ganhou intensidade em pouco tempo e tem ventos de mais de 240 km/h.

Homens puxam barco atingido por passagem de furacão Beryl em Bridgetown, em Barbados, em 1º de julho de 2024. — Foto: Ricardo Mazalán/ AP

Homens puxam barco atingido por passagem de furacão Beryl em Bridgetown, em Barbados, em 1º de julho de 2024. — Foto: Ricardo Mazalán/ AP

O furacão Beryl, o maior a atingir o Caribe nesta época do ano, chegará nas próximas horas à Jamaica, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

Em boletim na manhã desta quarta-feira (3), o NHC disse que o Beryl alcançará a costa jamaicana por volta do meio-dia no horário local (10h pelo horário de Brasília), com mais força que o previsto — o furacão ainda tem ventos de mais de 240 km/h, o que o mantém classificado na categoria 5, a máxima.

A previsão inicial é que o Beryl tivesse perdido força já na tarde de terça-feira.

Beryl

Desde que tocou solo, em uma ilha de Granada, país no sudeste do Caribe, na segunda-feira (1º), o furacão já deixou sete mortos, um em São Vicente e Granadinas, três na Venezuela e três em Granada, segundo autoridades locais.

Esta é a primeira vez que um fenômeno do tipo chega ao Caribe em um mês de junho já com essa força, o que fez autoridades preverem uma temporada de furacões severos na região.

Classificado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) como “extremamente perigoso”, o Beryl surgiu como uma tempestade tropical e se tornou furacão no fim de semana. Ele subiu de para a categoria 5 em um intervalo de apenas dez horas.

Furacão Beryl é visto do espaço — Foto: Reprodução/Reuters
Furacão Beryl é visto do espaço — Foto: Reprodução/Reuters

O Beryl é inédito no Caribe, porque é a primeira vez que um furacão de categoria 5 atinge a região em um mês de junho — a temporada de furacões no Caribe e nos Estados Unidos normalmente vai de julho a setembro, acompanhando o verão no Hemisfério Norte.

O que significa um furacão categoria 5?

A medição se dá com base numa escala criada nos anos 1970 pelo engenheiro Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson nos EUA —por causa disso, ela ganhou o nome de escala Saffir-Simpson.

Veja abaixo a escala de acordo com a intensidade:

  • Categoria 1: potencial de causar alguns danos, com ventos de 119 a 153 km/h. Pode causar danos ao telhado, quebrar galhos grandes de árvores e linhas de energia;
  • Categoria 2: potencial de causar grandes danos, ventos de 154 km/h a 177 km/h. Casas podem sofrer danos estruturais. Árvores são arrancadas e bloqueiam estradas. Interrupções de energia são frequentes;
  • Categoria 3: potencial de causar danos devastadores, com ventos de 178 km/h a 208 km/h. Grandes danos a construções. Muitas árvores serão quebradas ou arrancadas. Eletricidade e água podem ficar indisponíveis;
  • Categoria 4: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de 209 km/h a 251 km/h. Casas podem ser derrubadas, assim como postes de energia, com prejuízos à rede por semanas ou meses;
  • Categoria 5 (estágio atual do Beryl): potencial de causar danos catastróficos, com ventos de mais de 252 km/h. Muitas casas serão destruídas, com colapso da parede e perda do telhado. Áreas residenciais ficarão isoladas. Potencial de áreas ficarem inabitáveis por semanas ou meses.

O Beryl tocou solo na segunda-feira (1º) no na ilha de Carriacou, em Granada. Logo depois, passou por São Vicente e Granadinas e Barbados. Agora, segundo um boletim do NHC desta terça-feira (2), se aproxima da Jamaica, onde deve passar nesta quarta-feira (3).

Durante a semana, o furacão continuará avançando pelo Caribe em direção à costa do México. No entanto, as autoridades projetam que o fenômeno perca força ao longo dos dias. Ainda assim, alertas foram emitidos para as Ilhas Cayman, Belize e para cidades que estão no sudoeste do Golfo do México.

G1

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

A 9 dias dos jogos, prefeita de Paris cumpre promessa e nada no rio Sena

2

Mundo

Além de vice, Trump vê em J.D. Vance, de 39 anos, seu herdeiro político

3

Mundo

Cabo Gilberto classifica tiroteio em comício de Trump como “terrorismo” e diz que há ligações com a esquerda

4

Mundo

Meta retira restrições severas às contas de Trump no Facebook e no Instagram por causa da campanha eleitoral

5

Mundo

Quem era Thomas Matthew Crooks, atirador que tentou assassinar Trump