Reino Unido

Boris Johnson se diz ‘profundamente preocupado’ com Dom Phillips

“Oficiais do Departamento de Relações Exteriores estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades brasileiras”, disse o premiê em discurso na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira (15).

Boris Johnson se diz ‘profundamente preocupado’ com Dom Phillips

O premiê britânico, Boris Johnson, deixa o número 10 de Downing Street, sede do governo, para ir ao Parlamento, em Londres. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, 15 JUN (ANSA) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse estar “profundamente preocupado” com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips, que sumiu em uma região remota da Amazônia com o indigenista brasileiro Bruno Pereira.   

“Assim como todo mundo nesta casa, estamos profundamente preocupados com o que pode ter acontecido com ele. Oficiais do Departamento de Relações Exteriores estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades brasileiras”, disse o premiê em discurso na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira (15).   

“O que dissemos aos brasileiros é que estamos prontos para fornecer qualquer ajuda que eles possam precisar”, acrescentou Johnson, que até esta quarta não havia se pronunciado publicamente sobre o desaparecimento de Phillips e Pereira.   

Os dois sumiram na Amazônia no último dia 5 de junho, enquanto viajavam entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas, em uma região conhecida como Vale do Javari, que abriga uma grande quantidade de povos isolados.   

Um funcionário da Embaixada do Brasil em Londres chegou a informar à família de Phillips que dois corpos haviam sido achados na área das buscas, mas a sede diplomática admitiu o erro e pediu desculpas.   

Até o momento, a Polícia Federal já encontrou objetos pessoais do jornalista e do indigenista e aguarda o resultado de perícia em material orgânico aparentemente humano. Dois suspeitos foram presos, os irmãos Amarildo da Costa Oliveira, conhecido na região como “Pelado”, e Oseney da Costa Oliveira, chamado de “Dos Santos”.   

O local do desaparecimento é alvo frequente de invasões de garimpeiros, madeireiros e pescadores, e Pereira já havia recebido ameaças por seu trabalho para tentar proteger comunidades indígenas no Vale do Javari. (ANSA).   

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

2

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência

3

Mundo

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

4

Mundo

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa, na Grécia

5

Mundo

Israel: reunião do gabinete de guerra termina sem decisão sobre resposta ao ataque do Irã