Mundo

Chile monta plano B para resgatar presos em mina

A preparação do chamado Plano B, com a meta de reduzir o tempo necessário para o resgate dos 33 mineiros presos desde o dia 5 de agosto em uma mina do norte do

A preparação do chamado "Plano B", com a meta de reduzir o tempo necessário para o resgate dos 33 mineiros presos desde o dia 5 de agosto em uma mina do norte do Chile, avançou nesta quinta-feira (2/9) com a instalação de uma segunda máquina perfuradora.

O objetivo é perfurar outro poço aproveitando uma das sondas que tem ligações com as galerias interiores da mina onde os operários estão isolados, tarefa que poderia demorar dois meses, segundo alguns analistas. Mantendo a cautela, o governo chileno estima que o resgate não deverá ocorrer antes de novembro ou dezembro.

Para realizar esse plano alternativo será usada uma máquina perfuradora de ar reverso que permite escavar um buraco de 75 centímetros de diâmetro, avança cerca de 20 metros por dia e tem um alcance de 700 metros de profundidade.

André Sougarret, o analista responsável pelo resgate, disse que está avaliando uma terceira alternativa, com uma máquina perfuradora da Empresa Nacional de Petróleo.

Enquanto os detalhes do plano B são definidos, uma terceira alternativa está sendo preparada. Na quinta-feira, a escavação da montanha foi retomada, depois da paralisação por causa de um tremor de terra.

Veja

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Voluntário paraibano morre na guerra da Ucrânia; pelo menos 16 brasileiros estão desaparecidos ou foram mortos no conflito

2

Mundo

Lula e Trump conversam 30 minutos por telefone e presidente brasileiro pede fim do tarifaço

3

Mundo

Ruy Carneiro defende PL que isenta Imposto de Renda até R$ 5 mil e que super-ricos paguem mais impostos: “parar de punir quem ganha pouco”

4

Mundo

Lucas Ribeiro comemora crescimento no mercado de beleza da Paraíba que chega a mais de 18 mil empresas: “crescimento que dá resultados”

5

Mundo

Jovem paraibano vence competição de tecnologias na construção civil WorldSkills Brasil 2025 e pode representar o Brasil em Xangai, na China