EUA

China adverte que EUA ‘pagarão preço’ se presidente da Câmara de Representantes americana visitar Taiwan

Na última semana, durante uma conversa por telefone com Joe Biden, Xi Jinping alertou que Washington não deveria "brincar com o fogo".

China adverte que EUA 'pagarão preço' se presidente da Câmara de Representantes americana visitar Taiwan

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que pretende visitar Taiwan — Foto:Reprodução

A China advertiu nesta terça-feira que o governo dos Estados Unidos “pagará o preço” se a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, visitar Taiwan durante sua viagem pela Ásia.

“Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”, disse à imprensa a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

Pequim considera Taiwan parte de seu território que deve ser reunificado, inclusive pela força se necessário, e advertiu que vai encarar uma visita de Pelosi à ilha como uma provocação.

Pelosi desembarcou nesta terça-feira na Malásia, onde se reuniu com o primeiro-ministro e o presidente da Câmara dos Deputados do Parlamento, na segunda etapa de sua viagem pela Ásia, depois de passar por Cingapura.

O itinerário inclui escalas na Coreia do Sul e Japão, mas a perspectiva de uma visita a Taiwan continua chamando a atenção.

Em um comunicado, Pelosi afirmou: “Estamos comprometidos com um amplo leque de discussões sobre a maneira de alcançar nossos objetivos comuns e tornar segura (a região do) Indo-Pacífico”.

A Rússia expressou apoio a sua aliada China, país que se negou a condenar a invasão russa da Ucrânia.

“Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados”, afirmou no Telegram a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Visita ‘muito provável’

Vários meios de comunicação de Taiwan citaram os comentários do vice-presidente do Parlamento da ilha, Tsai Chi-chang, de que uma visita de Pelosi é “muito provável” nos próximos dias.

O jornal taiwanês Liberty Times citou fontes não identificadas que teriam afirmado que ela desembarcaria na ilha na terça-feira à noite, com uma reunião no dia seguinte com a presidente Tsai Ing-wen.

Embora a Casa Branca enfrente uma situação delicada com a viagem, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que Pelosi “tem o direito” de visitar Taiwan.

— Não há motivo para que Pequim transforme uma possível visita, coerente com a política americana há tempos, em uma crise — insistiu

Kirby citou relatórios do serviço de inteligência de que a China prepararia possíveis demonstrações de força militar que poderiam incluir o lançamento de mísseis no Estreito de Taiwan ou incursões de “grande escala” no espaço aéreo taiwanês.

Diante do cenário, o ministério da Defesa de Taiwan afirmou nesta terça-feira que o território está “decidido, capaz e confiante” de que conseguirá proteger a ilha das crescentes ameaças da China.

“Estamos preparando meticulosamente vários planos e as tropas adequadas serão mobilizadas para responder, respeitando as regras de resposta em situações de emergência, às ameaças do inimigo”, informou o ministério em em um comunicado.

Kirby recordou que Pelosi viaja em um avião militar e que, embora Washington não tema um ataque direto, isto “aumenta os riscos de um erro de cálculo”. Ele reiterou que a política americana não mudou a respeito de Taiwan. Isto significa o apoio ao governo autônomo taiwanês, ao mesmo tempo que reconhece Pequim acima de Taipé e se opõe a uma declaração formal de independência por parte de Taiwan ou a uma tomada pela força por parte da China.

‘Muito perigosa’

O governo taiwanês mantém a cautela sobre a questão. O primeiro-ministro Su Tseng-chang não confirmou a visita ao ser questionado por jornalistas, mas agradeceu o apoio de Pelosi.

Os 23 milhões de habitantes de Taiwan vivem com o temor de uma invasão, que aumentou durante o governo do presidente chinês Xi Jinping.

Na última semana, durante uma conversa por telefone com Biden, Xi alertou que Washington não deveria “brincar com o fogo” na questão de Taiwan.

Na segunda-feira, o embaixador chinês na ONU, Zhang Hun, classificou a visita de Pelosi como “muito perigosa, muito provocativa”.

Para respaldar sua mensagem, o exército chinês divulgou na segunda-feira um vídeo que mostra soldados gritando, combatentes decolando, paraquedistas saltando de um avião e mísseis atingindo vários alvos.

Se fizer a visita, Pelosi seria a principal autoridade americana a visitar Taiwan desde Newt Gingrich, então presidente da Câmara de Representantes, em 1997.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Mega Millions: apostador ganha sozinho prêmio de R$ 5,4 bilhões nos Estados Unidos

2

Mundo

Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos Estados Unidos

3

Mundo

Navio colide com ponte e estrutura desaba nos EUA; duas pessoas foram resgatadas

4

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

5

Mundo

Daniel Alves paga fiança e deve ser solto a qualquer momento