Gripe

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após 1º caso de gripe aviária em granja comercial

Caso que motivou decisão da China foi registrado no Rio Grande do Sul. Ministério reforça que consumo de carne de ave e ovos continua seguro.

China suspende compra de carne de frango por 60 dias após 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil — Foto: Arquivo/Agência Brasil

China suspende compra de carne de frango por 60 dias após 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil — Foto: Arquivo/Agência Brasil

A China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após o país registrar o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás, nesta sexta-feira (16).

A doença foi detectada em uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi comunicada na manhã desta sexta.

“Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, afirmou Fávaro.

O ministro informou ainda que o Brasil tem protocolos com outros países que bloqueiam a exportação de carne de frango brasileira apenas das regiões onde foi detectado o foco de gripe aviária.

Os países com os quais o Brasil tem esse protocolo são: Reino Unido, Japão, Argentina, Emirados Árabes e Arabia Saudita.

“Já a China e a Comunidade Europeia restringem todo o Brasil temporariamente”, destacou Fávaro.

Contaminação na China

“Não há risco de contaminação [de gripe aviária] por consumo de ovos e frangos”, esclareceu Fávaro, à GloboNews.

“A população pode continuar consumindo com segurança e com atestado de qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, a carne de frango brasileira, com total tranquilidade”, disse Fávaro, em entrevista à GloboNews.

“Até porque as pessoas não podem consumidor carne de frango in natura, nem ovos, porque há risco até de outras doenças, como, por exemplo, a salmonella. O processo de cozimento elimina por completo o vírus”, afirmou.

“O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, acrescenta o governo.

Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes foram eliminadas.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul vai investigar se há outros casos em um raio inicial de 10 km da região onde o foco foi identificado.

Segundo o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país. Antes, os casos ocorreram em aves silvestres, ou seja, que vivem soltas na natureza.

O vírus circula desde 2006, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.

G1

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

CEO do Setai Grupo GP representa Paraíba na Brazilian Week em Nova York, a semana mais importante do empresariado brasileiro

2

Mundo

Prestes a se tornar primeiro paraibano a atingir cume do Monte Everest, empresário se prepara para encerrar escalada nesta quinta-feira

3

Mundo

João Azevêdo recebe missão do Banco Mundial e assegura novos investimentos para fortalecer agricultura familiar

4

Mundo

João Azevêdo trata de fortalecimento do destino Paraíba com diretoria de agência de Portugal

5

Mundo

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja